Reitores de 14 universidades gaúchas se reúnem na Univates 

415
Evento ocorreu nesta semana na Univates. Créditos: Natalia Nissen

Aconteceu na tarde de quinta-feira (3/11) a Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúcha (Comung). Sediado pela Univates, o evento abordou o tema “Desafios do Comung para o próximo ciclo”. A assembleia foi presidida pela reitora da Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana.

Os reitores das Instituições estiveram reunidos de forma híbrida e contaram com a participação da reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc) e vice-presidente do Sistema Acafe.

O encontro dos reitores das 14 instituições comunitárias que compõem o Comung foi segmentado em dois momentos. O primeiro, com o título “Superação de desafios enquanto rede”, contou com a participação especial da professora Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc e também vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

“A Acafe hoje já distribui 63 mil bolsas para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) e está trabalhando para aumentar para 142 mil as bolsas financiadas pelo governo de Santa Catarina. Aqui no Rio Grande do Sul, ainda estamos lutando pelos 0,5%”, comentou Luciane.

A Acafe é considerada coirmã do Comung, uma vez que integra as Instituições de Ensino Superior catarinenses. SC se tornou referência no incentivo à educação por meio de seu governo. No Rio Grande do Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas vem trabalhando integralmente na campanha #MeioPorCentoJá!, que solicita que o governo do estado cumpra a legislação e repasse 0,5% da receita líquida de impostos próprios, previsto no Artigo 201 da Constituição Estadual. 

No entanto, diferente de SC, as comunitárias gaúchas seguem em busca deste repasse, cumprindo uma série de agendas e reforçando a importância integral destas instituições para a educação e, a partir dela, para o desenvolvimento do estado.

No segundo momento da assembleia, os participantes realizaram debate sobre “O posicionamento do Comung no contexto de Educação Superior”, além de encaminhar agendas prioritárias do consórcio. 

Os reitores foram convidados a refletir acerca das convergências e desafios que se apresentam no cotidiano das instituições e como o Comung, com seus 25 anos, pode ser catalisador e propulsor nesse novo contexto da Educação Superior, a partir do potencial associativo e identitário das ICES.

Estiveram presentes na Assembleia Geral Extraordinária os reitores Evania Schneider (Univates), Lia Quintana (Urcamp), Cátia Maria Nehring (Unijuí), Bernadete Maria Dalmolin (UPF), Luciane Ceretta (Unesc) Cleber Prodanov (Feevale), Arnaldo Nogaro (URI), Fábio Dal-Soto (Unicruz), Rafael Frederico Henn (Unisc), José Carlos Pereira Bachettini Júnior (Ucpel) e Gelson Leonardo Rech (UCS), além dos pró-reitores de Administração da Unilassale e PUCRS, Vitor Augusto Costa Benites e Alam de Oliveira Casartelli, do chefe de gabinete da UCS, Marcelo Faoro, da vice-reitora da UFN, Solange Binotto Fagan, da gestora de comunicação e marketing da UFN, Carina Bohnert e do assessor da Acafe, Adriano Rodrigues.

- publicidade -