Alunos se preparam para segundo dia de aplicação do Enem

381
Crédito: Divulgação

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 2022 ocorre nos domingos do dia 13 e dia 20. No primeiro dia foram abordadas as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Conforme os números divulgados pelo Ministério da Educação, mais de 3 milhões de alunos se inscreveram para realizar a prova esse ano. As inscrições mostram um aumento se comparadas às de 2021, mas a quantidade ainda é a segunda menor desde 2005.

A aluna do terceiro ano do ensino médio da EEEM Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia, Pâmila Girardi Kunzler (18), realiza a prova pela primeira vez. Ela avalia que o tema da redação foi mais simples, se comparado a anos anteriores.

Este ano, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Porém, considera que as questões objetivas continham textos grandes demais. “Por conta disso ela acabou sendo mais desgastante e mais difícil de fazer”, confessa.

A jovem conta que não realizou um cronograma de estudos para a prova. Sem intenção de fazer faculdade no ano após a formação escolar, a estudante revela que faz a prova para conhecer o modelo e se adaptar, mas se conseguir uma boa nota, cogitará a graduação.

Djiovana Thainá Petry (19), também de Teutônia, se formou no Ensino Médio em 2020 e em 2021 realizou o Enem pela primeira vez. Ela considera que dessa vez teve mais facilidade, pois a leitura se tornou mais efetiva. Mas acredita que terá dificuldades no segundo dia.

“Quando fiz no meu primeiro ano eu recém havia me formado, então todas as informações estavam frescas na minha memória, agora já fazem 5 anos desde que eu estive no meu primeiro ano do ensino médio, há conteúdos que passam imperceptíveis”, analisa.

A jovem conta que fez a prova com intuito de ingressar na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no curso de Biomedicina. Ela considera o tema da dissertação fraco e muito amplo. “Geralmente os temas das redações eram mais fechados. Como em 2020, que foi sobre doenças mentais. Foi um tema interessante e fácil de se desenvolver, mas, ainda assim, fraco em relação a exigência que o Enem sempre teve”, pontua.

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias acontecerá neste domingo (20/11), com início às 13h30 e término às 18h30. Aqueles que realizarão a prova devem estar atentos ao horário de fechamento dos portões, levar um documento com foto e caneta preta para realização da prova.

- publicidade -