Lajeado prepara instalação de duas superparadas de ônibus na área central

320
Crédito: Divulgação

Duas novas superparadas de ônibus serão inauguradas na segunda quinzena de dezembro no Centro de Lajeado. Os equipamentos compõem o novo plano de mobilidade urbana do município e visam garantir a acessibilidade e o conforto dos usuários do transporte público da cidade.

Os pontos serão instalados em vias de grande tráfego da cidade: Avenida Benjamin Constant, entre a sede do Grupo A Hora e o Centro Clínico da Unimed, e a outra na Rua Carlos Von Koseritz, em frente ao Hospital Bruno Born.

Segundo o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade de Lajeado (Seplan), Giancarlo Bervian, o local da instalação foi analisado entre a equipe técnica da Seplan e a empresa concessionária do transporte público, a Azul.

“Foram consideradas questões como número de usuários, acessibilidade, fluxo de pedestres e trânsito. Para a parada da Benjamin, avaliamos o tamanho da estrutura para evitar transtornos ao tráfego da rua Pinheiro Machado, como por exemplo os ônibus interromperem o fluxo de veículos naquela rua. Já na parada da Carlos Von Koseritz, haverá alteração no estacionamento dos veículos de transporte de pacientes, que passarão a estacionar do lado direito da rua. Desta forma os passageiros desembarcarão diretamente na calçada de passeio, diferente do que ocorre hoje, em que eles desembarcam na pista”, explica.

Para a instalação da parada da Benjamin Constant, duas árvores do tipo ipê-amarelo serão suprimidas e, conforme o expediente 24009/2022, haverá reposição florestal de quatro mudas com 2,5m de altura,da mesma espécie, que serão plantadas na calçada de passeio do outro lado da avenida como medida compensatória.

As novas superparadas foram adquiridas com recursos da Prefeitura, por meio de licitação, com o custo unitário de R$ 89.478,59. As estruturas têm capacidade para até 30 pessoas sentadas, contam com vidro laminado com proteção contra o calor e película de proteção ultravioleta, e são equipadas com luminárias de LED e sistema de energia com placas solares, o que possibilitará no futuro a instalação do sistema de climatização.

A Prefeitura planeja construir mais duas paradas deste tipo na Avenida Benjamin Constant. Os locais ainda estão sendo analisados pela Seplan.

- publicidade -