Espetáculo de Colinas conta história do Natal que prevalece sobre a guerra

359
Cerca de 100 artistas amadores se apresentaram nesta edição / Crédito: Camille Lenz da Silva

O Natal Vida e Luz de Colinas apresentou, na sexta e no sábado (9 e 10/12), duas sessões do espetáculo “O milagre da Paz”, protagonizado por cerca de 100 voluntários, desde atores a bailarinos e músicos.

As cerca de 1.100 pessoas que compareceram para prestigiar puderam se emocionar e refletir sobre o real sentido do Natal. Conforme o diretor-geral da peça, Marcelo Brentano, o espetáculo foi feito pela comunidade para a comunidade por meio de um texto baseado em fatos que ocorreram no Natal de 1914, na 1ª Guerra Mundial. O texto é de autoria de Evanilson de Morais.

A história inicia com um grupo de soldados alemães e britânicos lutando nas trincheiras da Bélgica, quando decidem transformar a data cristã em um dia de paz, uma trégua.

“Readequou-se o texto para apresentar o fato de forma lúdica, leve, com o nascimento do menino Jesus e transformando José e Maria em um casal de franceses que passa nessa ‘terra de ninguém’. Sabemos que é difícil falar no Natal sobre guerra, mas elas estão ocorrendo no mundo e acreditamos que trazer essa mensagem, e não escondê-la, é muito mais potente. A mensagem da paz é maior do que a da guerra”, comentou Brentano.

Segundo o diretor-geral, dizer que as guerras no exterior não nos atingem é mentira. “Quando há guerra, o mundo sofre. Sejam pessoas inocentes que morrem, crianças que ficam órfãs. O Brasil não está em guerra com outros países, mas a disputa entre políticos, polícia e traficantes, vizinhos, corrupto e corruptor existe, e está ocorrendo agora. Seria mais fácil fazer um espetáculo clássico de Natal, que também é importante, mas é preciso trazer estes temas diferentes”, acredita.

O artista enfatiza que o Natal vai além dos presentes. “Acredito que a maior palavra para o Natal é o perdão. Precisamos perdoar todos os dias, acolher a esperança, abraçar, olhar nos olhos das pessoas, preparar o ano que virá. Este é o grande objetivo”, concluiu.

A partir do ingresso solidário nos dois dias de apresentação foi possível arrecadar 571 kg de alimentos, 80 kg de ração e 28 brinquedos. A ração irá para o Grupo de Voluntários da Causa Animal de Colinas, enquanto os alimentos e brinquedos serão separados em kits e doados às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

José e Maria acrescentam à peça o nascimento de Jesus / Crédito: Camille Lenz da Silva
- publicidade -