Inscrições abertas para Projeto Guardiões Mirins em Lajeado

269
Crédito: Divulgação

O Projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM) está com as inscrições abertas. A ação é organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), em parceria com a Secretaria da Educação (Sed), recebe inscrições de estudantes até o dia 3 de março.

O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular). As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental.

O GAM é um projeto de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar em atividades ambientais de diversas temáticas, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas e agroecologia, entre outras. Os temas escolhidos estão dentro dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que a partir deste ano passam a nortear as atividades desenvolvidas.

Durante os encontros, os guardiões mirins têm a oportunidade de conhecer ações do município relacionadas ao meio ambiente, desenvolver projetos ambientais e pensar em soluções para a resolução dos atuais problemas ambientais com base na ciência. As atividades do projeto ocorrem, em sua maioria, no Jardim Botânico de Lajeado. Eventualmente ocorrem visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.

Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, o objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e cientificamente informados sobre as questões ambientais. Edith antecipa que, para este ano, estão sendo preparadas novidades para o projeto.

“Uma das novidades é que o projeto, que ocorria quinzenalmente, ocorrerá semanalmente, aumentando o tempo que os alunos têm para desenvolverem as atividades do projeto. É um projeto para ampliar o contato das crianças com a natureza, buscando desta forma criar o sentimento de pertencimento e cuidado. Por isso, grande parte das atividades são práticas e ocorrem ao ar livre”, explica.

O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h as 11h30 e das 13h30 as 16h45, e sexta-feira, das 8h as 14h. Confira os documentos necessários:
– Documentos de identificação dos pais ou responsáveis e do estudante no dia da inscrição, no Centro de Educação Ambiental
– Comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino
– Inscrições até 3/3
– Local de inscrição: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA)
– Informações pelo telefone (51) 3982-1099 (WhatsApp) ou pelo e-mail

Encontros do projeto:
– Turma da manhã: terças-feiras das 8h30 as 11h
– Turma da tarde: quintas-feiras das 13h30 as 16h

- publicidade -