Moradores registram passagem de satélites em Teutônia

4166
Luzes foram avistadas em Canabarro / Crédito da imagem: Reprodução de vídeo de Morgana Silva

Moradores de Teutônia registraram a passagem de satélites pelo céu do município na noite desta quarta-feira (1º/2). O vídeo foi feito no Bairro Canabarro pela teutoniense Morgana Silva, que conta que estavam jantando no momento que avistaram as luzes, por volta das 20h30. Há relatos de que os satélites foram avistados em outras cidades da região como Paverama, Estrela, Imigrante, Colinas, Fazenda Vilanova, Lajeado, Roca Sales, entre outras.

Apesar de curioso, o fato tem sido cada vez mais comum com o aumento de lançamento de satélites por empresas privadas ao redor do mundo. Os mais comuns são os satélites da empresa SpaceX, do americano Elon Musk, do projeto Starlink.

Normalmente após os lançamentos, os satélites Starlinks são vistos no céu em fileiras, formando uma espécie de “trem” de luzes, como o registrado no vídeo, até que sejam posicionados em suas órbitas. Um dos lançamentos mais recente de Starlinks feito pela SpaceX foi na terça-feira (31/1). O foguete Falcon 9 foi lançado pela empresa na Califórnia, nos EUA, levando 49 novos satélites para serem lançados no espaço.

Não é possível afirmar, mas os satélites vistos em Teutônia podem ser estes últimos lançados. O aplicativo Heavens Above, que monitora a passagem de satélites, estações espaciais, foguetes e outros também indicava que no horário do avistamento havia passagens de Starlinks sobre o céu de Teutônia.

Nesta quinta-feira (2/2), mais uma leva de 53 Starlinks foi lançada pela SpaceX no espaço, na 200ª missão bem sucedida do Falcon 9.

Veja o vídeo das luzes no céu de Teutônia

Crédito: Morgana Silva
- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Passou aqui em Porto Alegre ontem as 20:17 estava no Jardim olhando a Lua e derrepente, apareceu aquele rastro muito lindo. Como trabalho com a AVIAÇÃO, sei que é da Spacex. No ano retrasado, eles passaram também nos céus de Porto Alegre. Aração. Homero Freitas Porto Alegre RS

Comments are closed.