RS dá início à aplicação da vacina bivalente contra a covid-19

Estado estima que cerca de três milhões de gaúchos estejam inclusos nos grupos prioritários.

1048
Imunizante foi atualizado para contemplar diversas cepas da covid-19. Crédito: Pfizer/Divulgação

A campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 no Rio Grande do Sul foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira, dia 14, em evento em Canoas, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Os municípios começaram a receber o primeiro lote de 32,4 mil doses da vacina bivalente na sexta-feira (10/2). O novo imunizante da Pfizer oferece proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, além de um novo lote de 226,8 mil doses entregues no sábado (11/2), estão programados ainda envios de 324 mil imunizantes para o dia 18 e de 672,7 mil doses para 1º de março.

Primeira fase

Os primeiros públicos a serem imunizados são residentes e servidores de instituições de longa permanência. Depois, virão pessoas com 70 anos ou mais, pessoas com deficiência imunológica e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Para receber essa dose, é preciso ter recebido, ao menos, duas doses das vacinas anteriores ou a dose única da Janssen. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Após os idosos em asilos e maiores de 70 anos, será a vez de pessoas de 60 a 69 anos (fase 2), gestantes e mães de recém-nascidos (fase 3), trabalhadores de saúde (fase 4) e pessoas com deficiência permanente (fase 5).

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

Cerca de três milhões de pessoas no Estado estão inclusas em uma das cinco fases elencadas pelo Ministério da Saúde.

- publicidade -