Expectativas e objetivos marcam mais um início de ano letivo

443
Estudantes retornam às escolas nesta semana / Crédito: Franklin Piran Becker / Divulgação

A chegada do mês de fevereiro sempre traz expectativas e mudanças para muitos jovens. Um dos fatores é o início do ano letivo. As escolas municipais retomaram suas atividades na segunda-feira (13/2), e novas metas e objetivos acompanham os estudantes para mais uma etapa escolar.

Estela Krüger Schneider (13) do 8º ano considera o retorno positivo para retomar o aprendizado de conteúdo, pois nas férias preferiu aproveita com a família e amigos. Ela não conhece muito sobre o novo ensino médio, mas acha que contribuirá positivamente para seu futuro. Para este ano, a jovem tem como objetivo ser aprovada.

A estudante Vitória Heloisa Schneider (17) entra no 3º ano do Ensino Médio e espera um ano mais produtivo, tanto de sua parte quanto da dos professores, para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para a redação. Durante as férias, Vitória aproveitou o tempo livre dos estudos para se aprimorar em outras áreas. Ela aprendeu novas técnicas de desenho e a fazer pinturas em telas.

Vitória não participará dos programas do Novo Ensino Médio, mas em se tratando desse assunto, compartilha a preocupação pelos comentários acerca do sistema, principalmente por estar relacionado a falta de preparação dos profissionais para lidar com algumas novidades em disciplinas dessa proposta.

Novo Ensino Médio

Raiane Laíssa Müller (15) cursará o segundo ano do Ensino Médio e considera a ideia interessante pela preparação que objetiva trazer, como um curso profissionalizante ou encaminhamento para faculdade ou mercado de trabalho. Todavia, também tem incertezas, pois ainda é como um “teste” para adolescentes em dúvida sobre suas metas para o futuro.

A jovem expressa a preocupação diante da possibilidade de os estudantes precisarem “decidir o rumo de suas vidas” entre as áreas de linguagens, humanas, natureza ou matemática sem a possibilidade de mudar de ideia no meio do caminho. “É uma desvantagem no momento de realização de vestibulares em comparação com outros concorrentes”, avalia.

O novo Ensino Médio altera a grade curricular, horários e formatos de ensinar e aprender. Segundo Raiane, isso pode afetar de forma intensa tanto o ensino quanto a forma de lidar com as mudanças. “As ideias são bem planejadas no abstrato, mas muitas vezes não saem tão bem na prática. São muitas mudanças para os alunos e professores se adaptarem”, pontua.

As aulas das Escolas Estaduais iniciarão na próxima quinta-feira (23/2) e apesar dos desafios, a aluna espera ser um ano de muitos aprendizados, conhecimentos e descobertas para sua trajetória de estudante.

- publicidade -