Estrela apresenta propostas de parcerias gastronômicas e turísticas

Membros do Executivo apresentaram propostas para os associados da Cacis na manhã desta terça-feira.

453
Presença do Executivo é tradicional nas primeiras reuniões do ano da Cacis. Créditos: Camille Lenz da Silva

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, na manhã desta terça-feira (28/2), a primeira edição do Café Empresarial. Com o tema “Novos caminhos, novas oportunidades”, os convidados foram o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e a gerente regional do Sebrae VTRP, Liane Klein.

Na oportunidade, foram apresentadas propostas de desenvolvimento de negócios no município, com destaque para obras de infraestrutura turística e gastronômica em pontos estratégicos da cidade.

Potencial despertado

Para Schneider, esse é um investimento a curto, médio e longo prazo para o município. “O que apresentamos hoje é uma oportunidade para os investidores aproveitarem este momento compositivo, principalmente no setor do turismo, e oportunizado de forma muito clara em parceria com o Sebrae e agências bancárias. O momento é agora, acredito muito no empreendedor do RS e do Vale do Taquari, e chegou na hora de sair da caixinha e mostrar todo o potencial que temos a oferecer”, pontua.

Segundo ele, as pessoas querem conhecer pontos turísticos, mas também desfrutar da gastronomia e hospedagem. “O Vale como um todo começou a despertar para essa oportunidade, com destaque para o Cristo Protetor de Encantado. Temos pontos turísticos maravilhosos na região”, complementa Schneider.

O prefeito ressalta não ter dúvidas de a população deixará de dar as costas para o Rio Taquari. Citou a revitalização da escadaria, o Parque da Lagoa, o início das obras da trilha ecológica, do asfalto com ciclovia entre a Chacrinha e o Arroio do Ouro e da ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante. “É um grande momento, e nós, como gestores públicos, temos que despertar e chamar o empreendedor para que ele faça a sua parte. Nós devemos e queremos fazer a nossa”, diz.

“Não é achismo”

Para a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, Estrela está se adequando à realidade regional dentro do turismo. Segundo ela, o Município acredita fortemente que o turismo deve ocorrer no modelo de parceria público-privada. “Hoje temos um formato de negócios estruturado e viabilizado, avaliado pelo Sebrae dizendo quais os tipos de negócio com maior garantia de sucesso. Já saímos na frente ofertando esse estudo – não é achismo, é uma construção”, enfatiza.

Carine acredita que somente a iniciativa privada não terá força suficiente para chamar a comunidade. “É aí que entra o poder público com obras estruturantes, que garantirão a presença das pessoas para que, aí, a iniciativa privada esteja amparada. Já apresentamos algumas delas aqui”, comenta, a respeito de obras em andamento no município.

“Todas essas propostas se alinham quanto ao que as pessoas estão esperando e às expectativas em termos de negócio. Tem que ser bom para todos – para a iniciativa privada, o poder público e a comunidade.

A secretária pontua que as pessoas estão procurando estes espaços, e que é preciso dar a estes locais uma infraestrutura adequada. “Vemos que a cidade também quer estes empreendimentos. A prova disso são os parques lotados nos fins de semana. Temos que ver o turismo como negócio”, acrescenta.

Participaram ainda o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, Joel Mallmann, e o gestor de projetos de turismo do Sebrae, Diego Zenkner, que apresentou a proposta dos empreendimentos turísticos.

Confira abaixo o vídeo divulgado pelo Governo de Estrela em parceria com o Sebrae VTRP:

Executivo divulgou vídeo mostrando as potencialidades para os setores. Créditos: Divulgação/Governo de Estrela

Fique por dentro das oportunidades dentro do município:

- publicidade -