Academia Literária do Vale do Taquari elege nova diretoria

411
Parte da diretoria eleita da Alivat para o biênio 2023-2024 / Crédito: Camille Lenz da Silva

Em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Lajeado na noite desta quinta-feira (2/3), a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) deu início ao ano literário de 2023 com a posse da diretoria para o biênio 2023-24. Marcos Antônio Bastiani, de Muçum, foi eleito presidente entre os 38 acadêmicos que compõem o grupo. Conforme Bastiani, instigar a população a ler é uma tarefa árdua.

Bastiani substitui o jornalista, escritor e vereador Deolí Gräff, que estava no cargo desde 2017. A transmissão da posse foi conduzida pelo presidente da Academia Rio Grandense de Letras, Airton Ortiz, que já foi patrono da Feira do Livro de Lajeado.

Incentivo

Ortiz enfatizou a obrigação como cidadãos de conscientizar as pessoas da importância da leitura, do conhecimento e da informação. “O livro é uma das melhores formas de fazer isso, é onde conseguimos aprofundar os assuntos. Nas mídias, tudo é abordado de forma superficial. Por isso, é importante que haja movimentos divulgando a leitura e os livros e que ocupemos espaços”, comentou.

O autor acredita que o mais difícil atualmente é a capacidade de discernimento. “Para isso é preciso exercer o espírito crítico, e se a pessoa não lê, não vai conseguir formar opiniões sobre nada. Os livros são uma forma de escapar das manipulações”, exaltou.

Para o eleito Marcos Bastiani, a arte literária tem suas dificuldades de penetração, muito em função da concorrência midiática. “É quase uma atividade missionária, de expor pensamentos e fazer com que sejam acatados pelo setor, desde municípios, prefeituras a todos os profissionais que militam na área da cultura”, sinalizou.

Apoio

Em sua fala, Deolí Gräff agradeceu a parceria dos diversos grupos e pessoas que o auxiliaram durante a sua gestão, principalmente na realização de projetos como o tradicional concurso literário. “Existe o momento de ficar e o de sair e, após três gestões consecutivas, acredito que cumpri a tarefa com dedicação e esmero. Desejo que o novo presidente tenha uma jornada vitoriosa e cheia de realizações em favor da cultura e da literatura”, comentou.

A presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Paula Daiana Thomas, reconheceu os membros pelo compartilhamento dos seus conteúdos. “Produzi-los não é fácil, e sabemos que o hábito da leitura está decaindo. Precisamos incentivar a sua retomada com cada vez mais pessoas presentes criando conteúdo. Sucesso para os próximos dois anos”, citou.

O prefeito de Muçum, Matheus Trojan, enalteceu Bastiani e o aprendizado que obteve com as palavras dos escritores. “Sabemos da capacidade e desenvoltura do Marcos em diversas áreas. Você é um orgulho para Muçum”, elogiou. Ele ainda abordou a importância dos literários ocuparem espaços públicos, seja no executivo como no legislativo, como é o caso de Bastiani e Deolí, ambos vereadores.

A vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher, citou que despertar a literatura e o pensar é essencial. “Em um mundo tão digital, o que vai ficar? Onde ficam nossas memórias? Como as futuras gerações saberão como foi na nossa época? É por isso também que precisamos manter os escritores. Vida longa à Alivat e que futuramente todos possam lembrar das nossas memórias”, ressaltou.

Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras (e) Marcos Bastiani (c) e Deolí Gräff (d) / Crédito: Camille Lenz da Silva
- publicidade -