Recuperação da ERS-419 segue sem data para iniciar

Liberação de R$ 3 milhões pelo Estado completa um ano.

374
Segundo o Estado, obra estaria no setor de emprenhos. Créditos: Camille Lenz da Silva

Um ano após o anúncio da liberação de RS 3 milhões para a recuperação da ERS-419 por parte do Governo Estadual, quem circula pela via que liga Teutônia a Poço das Antas só vê buracos e desníveis aumentarem de tamanho, bem como a insegurança de motoristas e pedestres.

De competência do Estado, a rodovia é administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), e há muitos anos é pauta de debates do G7, grupo que integra os municípios de Teutônia, Colinas, Imi-grante, Fazenda Vilanova, Westfália, Paverama e Poço das Antas.

Em janeiro

Depois de ter recebido, em setembro de 2021, o secretário estadual de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, em 20 janeiro de 2023 foi a vez do grupo contar com a participação do engenheiro do Daer, Fabiano de Oliveira, e de Elton Luís Fontana, assessor do secretário Costella.

Ambos disseram que a expectativa era de iniciar o programa Avançar na recuperação das rodovias pavimentadas. A ERS-419 estaria entre as primeiras a serem atendidas. O engenheiro pediu o aguardo do início do ano financeiro de 2023, em fevereiro, para que fossem retomados os empenhos, emitida a ordem de obra e iniciados os trabalhos, que deveriam durar três meses.

Na ocasião, ambos justificaram a demora em retomar as obras pela necessidade de conclusão de outras vias, como do Centro de Imigrante até Daltro Filho e também em Bom Retiro do Sul. Reforçaram que o atraso ocorreu devido ao grande volume de serviços da Construtora Giovanella, empresa contratada para conservar os 728 quilômetros da 11ª Unidade de Conservação (UC) do Daer, responsável por 48 municípios.

“Em breve”

O departamento pretendia iniciar as obras pelo local onde escorregou o talude (terreno em declive), defronte ao campo do Cruzeiro, no Bairro Languiru, em Teutônia. Porém, antes de dar início às obras, ambos anunciaram que seria necessário refazer os orçamentos e buscar mais recursos, uma vez que, após um ano, as necessidades atuais são maiores. Infelizmente, até esta sexta-feira (10/3), não havia sinal do Daer no local.

Questionado, Fontana disse que a obra estaria no setor de empenhos do Governo Estadual. “Não tenho datas para informar, depende da liberação dos valores”, lamenta.

Mais reuniões

Na quarta-feira da semana que vem (15/3), a pedido do secretário Costella, será realizada audiência com os municípios de Boqueirão do Leão, Sério, Progresso, Poço das Antas, Capitão e Relvado, que poderão entregar demandas. A atividade será realizada na sede do Daer, em Porto Alegre, e terá início às 14h, com a presença do presidente do departamento, Luciano Faustino. Conforme Fontana, dentre os assuntos será possível tratar sobre a recuperação da ERS-419.

- publicidade -