Inteligência artificial é pauta de palestra no Sindilojas Vale do Taquari

A atividade foi baseada em demonstrações projetadas no telão, no qual Hech ia listando exemplos de ferramentas de textos, fotos e vídeos e as maneiras de explorá-las

379

O Chat GPT e outras ferramentas da chamada inteligência artificial (IA) podem influenciar nas profissões e rotinas de empresas. Atual, polêmico e desafiador, o tema foi abordado em palestra no Sindilojas Vale do Taquari nesta terça-feira (4/04). Acompanhada por empresários e colaboradores de empresas, a programação buscou explicar o funcionamento e orientar sobre a aplicação nos negócios em áreas como comercial e marketing. 

Acionada por comandos de texto, o Chat GPT é uma das tecnologias gratuitas que ganhou popularidade. Ao explicar que não se trata de um site de pesquisa como o Google, o consultor e professor universitário Jackes Hech comentou que ele combina o que é escrito com palavras que se correlacionam. “Quanto mais eu domino um assunto, mais a ferramenta pode ser útil. E quanto mais assertivas as perguntas, melhores serão as informações geradas.” 

A atividade foi baseada em demonstrações projetadas no telão, no qual Hech ia listando exemplos de ferramentas de textos, fotos e vídeos e as maneiras de explorá-las. “Nada substitui a inteligência natural. Então não é uma ameaça, não seremos substituídos pelas máquinas, mas não dá para não se envolver com isso, é preciso se inteirar e experimentar”. O consultor entende que as ferramentas funcionam como uma espécie de assistentes pessoais, facilitando o trabalho. “Preciso olhar como eu ganho produtividade com isso. Tenho uma reunião, posso gravar, colocar num editor que lê a gravação e produz o texto, e dizer para o chat: transforme esse texto numa ata de até 2 páginas. Olha o tempo que eu ganho com isso”, exemplificou. Da mesma forma, “brincou” com ideias de vídeos para empresa de móveis, treinamento para objeções a vendas e comercialização de planos de telefonia, apresentando ideias e soluções de IA. 

Participaram ainda os consultores Felipe Guedes da Luz e César Miraglia, além do presidente do Sindilojas VT, Giraldo Sandri, e a gerente do Senac Lajeado, Etiene Azambuja. Em breve, um curso prático será oferecido pelo Sindilojas VT e Senac para empresas que queiram aprofundar o conhecimento no assunto. 

- publicidade -