RS registra segundo óbito por dengue em 2023

343
Créditos: Divulgação/SES

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta quarta-feira (5/4) a ocorrência do segundo óbito por dengue no ano. Trata-se de um homem de 66 anos, residente de Morro Reuter, que possuía como comorbidade um diagnóstico prévio de hipertensão arterial sistêmica. O óbito ocorreu em 31 de março.

Até o momento, o Rio Grande do Sul registra 3,7 mil casos confirmados da doença, dos quais 3.389 são autóctones (quando o contágio aconteceu dentro do Estado) e os demais, importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

Em 2022, o RS registrou os maiores índices da doença em toda sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, 66 óbitos ocorreram em virtude da dengue no ano passado.

Aumento nos casos

Conforme o Comunicado de Risco semanal das arboviroses publicado pelo Cevs, o Estado vem apresentando ascensão na incidência de casos notificados de dengue. O município de Encantado representa hoje 26,8% dos casos confirmados do RS e apresentou 51,3% de aumento de casos confirmados nas últimas duas semanas (de 567 para 882 entre os dias 25 de março e 1º de abril). Da mesma forma, a 16ª Coordenadoria Regional Saúde, da qual a cidade faz parte, teve um aumento de 59,1% (de 633 para 1.007) no mesmo período.

Outros 23 municípios que até meados de março não possuíam casos tiveram confirmação nas últimas duas semanas.

- publicidade -