Gramado Summit inicia e conta com presenças do Vale do Taquari

613
Palco principal do Gramado Summit / Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

Considerada “o maior brainstorming da América Latina”, iniciou nesta quarta-feira (12/4) o Gramado Summit, no Serra Park, em Gramado. Uma imersão na inovação, o evento conta com sete palcos, nos quais devem passar 385 palestrantes. Serão mais de 10 mil participantes, não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o país.

Ecossistemas de inovação, startups, setor público, saúde, finanças, investimentos, gestão, marketing, entre outros diversos temas estão presentes nas palestras e bate-papos. O evento conta ainda com o “Palco Da Quebrada” com foco no empreendedorismo social em favelas e comunidades, em parceria com o Instituo Ascendendo Mentes. Além disso, uma feira de exposição com mais de 500 expositores e centenas de investidores.

E o Vale do Taquari também está presente e representado no evento. Nesta quarta-feira, a coordenadora de Inovação e Projetos Especiais de Lajeado, Mariela Portz, foi uma das palestrantes, falando sobre a inovação no setor público. Na opinião dela, o papel dos governos é construir um ambiente para que as pessoas possam criar e pensar em coisas diferentes. “Aí podemos ter novos negócios, empreendedorismo dentro das empresas, arte, cultura, economia criativa, economia do conhecimento”, destaca.

Coordenadora de Inovação e Projetos Estratégicos de Lajeado, Mariela Portz / Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

Pensando em Lajeado, Mariela salienta que é uma cidade com espaço territorial limitado. “Não temos mais espaço para colocar grandes indústrias. E que tipo de oportunidade estamos tendo para que nossos jovens e adolescentes possam se aprimorar para esta nova matriz econômica que sabemos que está tomando conta? Temos que oferecer essa oportunidade”, avalia.

O Pro_Move Lajeado está presente no evento com um estande de 100 metros quadrados. “Estamos trazendo a experiência do carro, que dá uma volta [virtual] em Lajeado. As pessoas podem escolher o passeio que podem dar, e entram em uma imersão bem bacana”, salienta. No espaço também são apresentados os hubs de inovação da cidade.

No estande do Pro_Move é possível fazer passeio virtual por Lajeado / Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

De olho nas startups

O pró-reitor em Pesquisa da Univates, Carlos Cyrne, também participa do evento. Ele destaca que a universidade está junto com o Pro_Move incentivando este movimento. “Dentro da universidade neste conjunto com o poder público, sociedade civil e empresários. Muito bonito, muito bem organizado. A expectativa é grande”, afirma.

Cyrne destaca a interação com outros profissionais e a ampliação do conhecimento. “Encontrando alguns possíveis insights que se possam levar para nossa região e que venham em benefício para a comunidade da nossa região”, reforça.

O pró-reitor acompanhará, principalmente, o palco voltado às startups devido ao trabalho junto ao Tecnovates. “Onde estão as incubadas e empresas residente. E buscamos fomentar o surgimento de novas empresas. Este é meu foco principal no evento”, complementa.

Pró-reitor de Pesquisa da Univates, Carlos Cyrne / Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

Conheça os outros palcos do Gramado Summit

- publicidade -