Jogos Germânicos 2023 já tem data e recorde de equipes

Um dos eventos mais aguardados do ParkchoppFest ocorrerá dia 20 de maio.

439
Créditos: Rodrigo Angeli / AI Prefeitura de Estrela

Uma das tradicionais atrações da MaiFest, os Jogos Germânicos de Estrela têm data marcada para 20 de maio. A olimpíada faz parte do ParkchoppFest, festival que chegará à sua 22ª edição como um dos grandes eventos do mês. A festa comemora, em 2023, os 147 anos de emancipação de Estrela.

Até o momento, dez equipes estão pré-confirmadas para os jogos, que as reunirão, ao longo de uma tarde inteira, para realizarem melhor ou mais rápido possível uma série de desafios. Uns não muito típicos, como derrubar seu oponente em guerra de sacos, e outros que remetem a tradicionais tarefas germânicas e mais ligadas ao interior, como descascar milho.

Recorde

Na edição de 2022, seis equipes representaram grupos da cidade e do interior, como também empresas e instituições. Batalharam na realização de 11 tarefas – oito delas práticas e realizadas diretamente no campo do Parque Princesa do Vale – e provas que envolveram homens, mulheres e crianças de todas as idades.

Este ano, as dez equipes pré-confirmadas são um recorde, de acordo com a organização. A equipe de esportes da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (Setcel) destaca ser este o número limite. Nova vaga só será aberta em caso de desistência até a reunião técnica, agendada para o dia 9 de maio, quando provas e detalhes serão acertados e repassados aos representantes das equipes.

Qualidade e rivalidade

Entre as equipes confirmadas estão algumas tradicionais, como a Asinha de Porco e Só Nó de Pinho, um clássico do evento marcado pela constante presença das equipes ao longo dos anos, e a Weiss Kopf, atual campeã. As demais são Alles Fuproh, Vas Kip Tass/Sesi, Aeca, Catofla, Glória, Off Keschmier e Estrelas do Futuro.

Haverá premiação em troféus para os três primeiros colocados, bem como medalhas para todos os participantes e R$ 1 mil em dinheiro a ser distribuído entre todas as equipes conforme a colocação.

O coordenador de esportes, Julio Saldanha Pereira, explica: “Estamos muito felizes com o número de equipes pré-confirmadas, que praticamente garantiram presença. Isso aumenta consideravelmente o número de participantes em relação à edição do ano passado, que foi de retomada após a não realização do evento por dois anos em razão da Covid.”

Segundo ele, o fato de limitar a dez equipes ocorre pelo desejo de primar pela qualidade do evento, com grupos mais fortes e disputas mais equilibradas. “Também, no caso de algumas provas, permite que todas participem juntas ou, no máximo, separadas em dois blocos. E é claro, para que o evento também não se estenda demasiadamente”, comenta.

Mais informações sobre os Jogos Germânicos 2023 podem ser obtidas junto à Setcel pelo telefone 3981-1046.

- publicidade -