Colégio Teutônia e Emater renovam parceria para formação voltada ao setor primário

Atualmente, são disponibilizados cinco cursos, sendo alguns também na modalidade EAD.

280
Créditos: Colégio Teutônia / Divulgação

O Colégio Teutônia e a Emater/RS-Ascar assinaram renovação do termo de cooperação das atividades do Centro de Treinamento de Agricultores (Certa). A formalização foi assinada pelo diretor do CT, Mauro Nüske, e pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Christian Lemos, em reunião realizada na sede da entidade em Porto Alegre. Acompanharam o ato o coordenador do Certa, Maicon Berwanger, e o gerente regional da Emater, Cristiano Carlos Laste. O termo de renovação tem vigência de quatro anos.

A parceria completa 25 anos em 2023. Uma das novidades para o novo contrato é a transferência das atividades do Certa para junto da granja da Fundação Agrícola Teutônia, entidade mantenedora do Colégio Teutônia. Dessa forma, são aproveitados os investimentos realizados pelo CT na estruturação da unidade didática no novo espaço, inaugurado em dezembro de 2022.

A partir da renovação do termo, iniciam os trâmites para a liberação dos recursos para a estruturação da unidade do Certa junto à granja. A expectativa é de iniciar as atividades no novo espaço já no segundo semestre de 2023.

Infraestrutura

O Certa funciona em regime de parceria e tem sua constituição legal por meio de Termo de Cooperação Interinstitucional assinado por diversas entidades parceiras em fevereiro de 1998. Utiliza infraestrutura de salas de aula, animais e outras instalações do Colégio Teutônia para as práticas formativas. 

A estruturação do novo espaço na granja também terá a construção de estufa para a produção de tomate, oportunizando a oferta do curso “Produção de tomate em substrato”.

Atualmente, são parceiros do Centro de Treinamento as cooperativas Certel, Sicredi Ouro Branco e Languiru, Emater, Prefeitura de Teutônia e Fundação Agrícola Teutônia.

O principal objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de capacitações e treinamentos dos agricultores e técnicos, trazendo novas tecnologias e metodologias para os sistemas de produção, tanto animal como vegetal.

As unidades didáticas servem como importantes estruturas para aulas práticas, além de serem espaços para experimentos e pesquisas aplicadas à realidade da região, como, por exemplo, a validação do sistema de produção de morangos em substrato sem utilização de agroquímicos.

Cursos

Atualmente são oferecidos os cursos de “Produção de morango em substrato sem utilização de agroquímicos”, “Dieta para vacas leiteiras”, “Dieta para bovinos de corte”, “Boas Práticas de Fabricação” e “Empreendedorismo e desenvolvimento para a juventude rural”, alguns desses disponibilizados, também, no formato à distância (EAD).

Resultados

O diretor do Colégio Teutônia, Mauro Nüske, destaca que a renovação da parceria confirma a sua relevância por 25 anos, uma das mais duradouras na história de ambas as entidades. “Os resultados desse trabalho conjunto são muito positivos, principalmente para os agricultores, contribuindo para o desenvolvimento das suas atividades e a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos”, pontua.

O coordenador do Certa, Maicon Berwanger, ressalta que as novas estruturas, mais amplas e modernas, qualificam o atendimento aos participantes dos cursos. “Geram conhecimento aplicado e promovem autonomia dos agricultores na tomada de decisões em seus sistemas de produção. Estamos atentos às mudanças das cadeias produtivas e às oportunidades que surgem na região. Nossos treinamentos são baseados nessas análises”, explica.

O gerente regional da Emater, Cristiano Carlos Laste, igualmente valoriza as parcerias. “Esse trabalho conjunto é fundamental para o desenvolvimento do setor regional. Os agricultores do Vale do Taquari e de todo Estado são os grandes beneficiados pela renovação do termo de cooperação e ampliação das estruturas”, completa.

- publicidade -