Estrela realiza exposição alusiva aos 150 anos da Comunidade Evangélica Luterana

Ligado à comunidade luterana, o Grupo de Danças Folclóricas de Estrela é o maior grupo folclórico alemão do mundo

211
Ligado à comunidade luterana, o Grupo de Danças Folclóricas de Estrela é o maior grupo folclórico alemão do mundo / Crédito: AI

O Memorial de Estrela está recebendo uma exposição sobre os 150 anos de Igreja Evangélica Luterana no município. A abertura oficial foi no final da tarde do último domingo (7/5). A exposição se estende até o fim de maio. Não é cobrado ingresso. Na cerimônia de abertura da exposição, diversas autoridades e pessoas da comunidade luterana envolvidas com a história do município marcaram presença.

Os pastores Luis Henrique Sievers e Ademar Giese e o padre Lucas Weber falaram aos presentes sobre a importância do legado da comunidade. O prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer e o secretário de Saúde do município, Celso Kaplan, prestigiaram o ato. “Projetar o futuro é também preservar o passado, e o que foi feito em nome de nossa religiosidade e paralelamente cultura”, destacou o prefeito aos presentes. “Este aqui, o Memorial, é um local privilegiado, onde é possível respirar cultura, e agora temos aqui mais um exemplo de valorização de quem fez por nós não somente um bem à cultura, mas também à religiosidade, à educação e ao presente e futuro, o que só enrique nossos feitos, como ocorre em muitos países mais ricos e desenvolvidos”, comenta.  

História

Atualmente, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Estrela, além de sua igreja na rua Pinheiro Machado, no Centro, engloba as comunidades de Linha Wink e de Novo Paraíso, esta que inclusive é mais antiga que a própria paróquia. “Aqui podemos ter um grande resumo da história da comunidade que teve momentos de grandes realizações, mas também momentos de muita dificuldade, onde tudo levava a crer em uma possível extinção, porém ela voltou sempre com mais força e realizando alguma grande obra depois desses momentos difíceis”, conta o coordenador do Memorial de Estrela, Airton Engster dos Santos.

- publicidade -