Estudante do Colégio Teutônia recebe homenagem do Poder Legislativo

Matias Lagemann conquistou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Física.

574
Créditos: Marco Mallmann / divulgação

Na noite de terça-feira (23/5), o estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Teutônia, Matias Lagemann (16), foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Teutônia pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Após três etapas de avaliações, o teutoniense conquistou menção honrosa no concurso nacional.

A última etapa foi realizada em fevereiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. As duas primeiras fases foram on-line, com elevação do grau de dificuldade a cada passo.

“Estou muito feliz com o reconhecimento da Câmara de Vereadores e com o desempenho na Olimpíada. Me preparei lendo materiais recomendados pelo professor, além dos exercícios na disciplina de Física. Os ensinamentos e incentivos em sala de aula, além das conversas e informações quanto à importância de cada etapa e oportunidades de aprendizado, foram muito importantes”, destaca Matias.

Identificação com as Ciências Exatas

O jovem revela gosto especial pelas disciplinas de Exatas, e Física é uma das preferidas. Sobre o futuro, diz que ainda está em aberto. “Provavelmente devo buscar algo na área”, adianta Matias, que também agradece o apoio incondicional dos pais. “Todos os dias me incentivando para estudar e aproveitar as oportunidades geradas pelo conhecimento”.

A mãe Rosemeri Krindges Lagemann e o pai, André Emilio Lagemann, não escondem a satisfação. “Estamos orgulhosos e muito felizes com a conquista dele, que é um menino muito aplicado, disciplinado e que gosta de estudar. Sempre o incentivamos a aproveitar as oportunidades que o colégio proporciona, que sejam inspirações para que faça a melhor escolha profissional para sua vida”, frisam.

Estiveram presentes o professor Eduardo Fuchs e o professor e vereador Vitor Krabbe, que realizou a indicação junto ao Poder Legislativo.

A Olimpíada

A OBF tem por objetivo despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar instituições de Ensino Superior a escolas de Ensino Fundamental e Médio e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as Olimpíadas Internacionais e estimulando-os a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

O professor de Física do CT, Eduardo Ismael Fuchs, explica o processo de participação e avaliação da Olimpíada, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. “Inscrevo a escola e os estudantes interessados em participar. Os que possuem desempenho superior à média nacional se classificam para as duas fases seguintes. Na terceira etapa são aplicadas as provas experimental e teórica”, resume.

Ao todo, o CT teve 68 estudantes inscritos. Nas avaliações são abordados conteúdos de Física do Ensino Médio, como Mecânica Clássica, Termodinâmica, Óptica Geométrica, Oscilações e Ondas.

Orgulho

“O Matias é o primeiro estudante do Colégio Teutônia a ser premiado na Olimpíada Brasileira de Física, algo realmente excepcional, já que ele não teve aulas preparatórias, que escolas de São Paulo e do Ceará, que mais têm estudantes premiados, oferecem. Estou muito feliz com o desempenho, lembrarei do Matias para sempre. Tenho vários estudantes premiados na Olimpíada Gaúcha de Física, mas nunca um aluno premiado na Olimpíada Brasileira de Física”, orgulha-se Fuchs, acrescentando que trabalha para que mais estudantes do CT sejam premiados.

O professor também valoriza o reconhecimento da Câmara de Vereadores. “Poucos estudantes gaúchos conseguiram esse feito. Teutônia tem todos os motivos para se orgulhar de seu filho. Serve de estímulo para mais estudantes se prepararem para a OBF e seguirem uma carreira científico-tecnológica”, conclui.

Os estudantes de melhor desempenho na OBF são classificados para as Seletivas das Olimpíadas Internacionais (SOIF).

- publicidade -