Jardim Botânico de Lajeado recebe sistema de irrigação automatizado

Automação seria necessária para os fins de semana, feriados e quando os servidores estão ausentes, evitando a perda de mudas por falta de água.

305
Crédito: Divulgação / AI Prefeitura de Lajeado

As mudas dos canteiros e das estugas do Horto Florestal do município, que ficam no Jardim Botânico de Lajeado, contam agora com um sistema automatizado de irrigação. A Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) instalou o equipamento para facilitar o manuseio e o cuidado com as plantas.

Atualmente, o Horto Florestal conta com cerca de 45 mil mudas em estoque disponíveis para comercialização no local. Conforme a engenheira agrônoma da Sema, Juçara Ferri, a automação é necessária, principalmente, para os fins de semana, feriados e quando os servidores estão ausentes, evitando a perda de mudas por falta de água.

“A irrigação atende tanto às plantas que ficam dentro estufa, como o caso das sementeiras e das árvores destinadas à arborização urbana do município, quanto aos canteiros de produção e comercialização de mudas. O mais importante é que as mudas poderão ser irrigadas fora do horário de expediente”, explicou.

A irrigação automatizada também otimiza o serviço dos servidores municipais, que antes faziam o processo de forma manual. Agora, eles podem realizar outras atividades no horto. 

Coleção Botânica de Plantas Ameaçadas de Extinção

O Jardim Botânico possui uma Coleção Botânica de Plantas Ameaçadas de Extinção, criada em 2002. Desde lá, cerca de 80% das espécies originais foram perdidas principalmente devido à falta de irrigação adequada em tempos de estiagem. Conforme Juçara, a irrigação automatizada é imprescindível, pois ajuda a manter e a desenvolver essas espécies de forma adequada.

“Sabemos que a função primordial dos Jardins Botânicos é preservar espécies de plantas em coleções científicas, por isso a irrigação é de extrema importância para a recuperação desta coleção do JBL. É um espaço que serve como área de educação e conscientização ambiental e, também, como matriz de sementes para o Horto Florestal”, destacou.

Parceria com a Emater

O projeto de irrigação automatizada foi elaborado em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS – Ascar). A área total irrigada corresponde a 0,48 hectares entre horto, coleção botânica, canteiros e estufas, e está inserida em uma área maior, de 25,63 hectares.

O licenciamento ambiental se deu conforme condições e restrições estabelecidas pela legislação que rege o licenciamento ambiental de impacto local (Consema n° 372/2018) para a Atividade de Irrigação pelo Método de Aspersão com Açude, e o documento de licença foi emitido pela Sema. O recurso financeiro necessário para a execução do projeto procedeu do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Proteção Florestal (FMFLOR), após aprovação pela Comissão Municipal Florestal (CMF).

Crédito: Divulgação / AI Prefeitura de Lajeado
- publicidade -