Diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de SC palestra para municípios em Lajeado

A palestra abordou ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil e demais diretrizes.

212
Crédito: AI Prefeitura de Lajeado

O coronel do Corpo de Bombeiros, César de Assumpção Nunes, diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, palestrou na manhã desta sexta-feira (30/6) para prefeitos, secretários municipais e representantes da Defesa Civil da microrregião formada por 15 municípios.

A palestra foi promovida pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), e teve como tema “A atuação das prefeituras em eventos adversos”.

A microrregião é formada por Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Santa Teresa, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Marques de Souza, Travesseiro, Pouso Novo, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Bom Retiro do Sul e Taquari, que trabalham em conjunto em situações adversas. 

O objetivo da palestra foi, além de agregar conhecimento, conhecer as boas práticas de órgãos de Defesa Civil frente aos diferentes eventos adversos que o estado de Santa Catarina já enfrentou, destaca o titular da Sesp, Paulo Locatelli.

“O coronel César é uma referência quando o assunto é Defesa Civil. Já atuou em diversas situações adversas e de calamidade e tem muitas experiências que podem agregar na forma de atuação da Defesa Civil na nossa região. Nesta semana, visitamos o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Santa Catarina e queremos continuar aprimorando nossa atuação”, ressaltou.

Para o prefeito Marcelo Caumo, é muito importante a presença de diversas cidades da região neste encontro. “Pois este ano será de desafios, já que se projetam cheias volumosas e possíveis enchentes na nossa região por conta do fenômeno meteorológico El Niño. Quanto mais estivermos preparados, melhor será a nossa resposta para a comunidade local. Palestras como essa são essenciais para agregarmos conhecimentos com dicas, sugestões e experiências compartilhadas pelo coronel César”, destacou.

O coronel Cesar de Assumpção Nunes explicou que as consequências das mudanças climáticas, intensificadas pela atividade humana, são praticamente irreversíveis. “Por isso, nós precisamos nos preparar para os impactos que situações assim provocam. Os eventos adversos não serão como a queda de um meteorito, mas sim com a seca atingindo a agricultura e eventos naturais como ciclones. Os municípios precisam trabalhar em conjunto para dar uma resposta rápida para a comunidade. Não conseguimos impedir o impacto, mas precisamos reagir rápido”, citou.

A palestra abordou leis como a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que abrange as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil e demais diretrizes.

- publicidade -