Escola de Poço das Antas faz levantamento sobre uso da plataforma Elefante Letrado

Em pouco mais de 4 anos, os alunos da Emef Leo Pedro Schneider leram mais de 39.620 livros.

794
Crédito: Divulgação

No mês de junho a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Pedro Schneider, de Poço das Antas, promoveu a sua 1ª Mostra de Trabalhos.

Os alunos do 3º ano B, sob a orientação da professora Magda Fagundes, apresentaram dados sobre o Elefante Letrado, plataforma do Governo do Estado na qual os alunos têm à disposição uma grande quantidade de livros disponíveis para leitura, que pode ser realizada através de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks.

Além da leitura, os alunos podem realizar atividades sobre os livros lidos, enviar atividades para o professor, ouvir histórias, compartilhar figurinhas dos álbuns que a plataforma disponibiliza e também gravar áudios.

Uso na escola

A plataforma foi contratada pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas em 2019 e está à disposição dos alunos desde então.

No levantamento para a 1ª Mostra de Trabalhos, percebeu-se que, em pouco mais de 4 anos, os alunos da Emef Leo Pedro Schneider leram mais de 39.620 livros. “Nesse mesmo período o número de alunos da Emef girou em torno de 120 alunos. Isso nos dá uma margem de aproximadamente 10 mil livros por ano, o que representa em torno de 80 livros por aluno em um ano. Com certeza, isso nos deixa imensamente felizes”, ressalta a professora Magda Fagundes.

A aluna Gabriele Fritzen, do 5º ano B da escola, gosta da plataforma Elefante Letrado porque tem vários livros legais de acordo com a idade de cada criança. “Tem livros que eu leio sozinha, por exemplo, e tem os que eu leio com o meu irmão, que está no 2º ano. Gosto muito de fazer as atividades ao fim de cada livro, porque nos ajudam muito a entender as histórias. Também temos as figurinhas, que podemos comprar com os pontos ganhos na leitura, na própria plataforma, para completar os álbuns ou trocar com os colegas. É bem divertido”, conta.

As famílias também veem os benefícios na plataforma. Os pais das ex-alunas Ellen e Tainá, Viviane Schneider e Jair Antônio Schneider, entendem que a leitura proporciona um conhecimento amplo e diversificado sobre assuntos variados, como também aperfeiçoa a capacidade de interpretação, estimula o raciocínio e melhora o vocabulário.

“Ler significa desenvolver o senso crítico, a criatividade, a comunicação, a imaginação, e sobretudo amplia a habilidade na escrita. Significa aprimorar nossa capacidade de compreensão e desenvolver nossa imaginação frente ao dia a dia”, reconhecem.

Neste sentido, a família entende que a utilização do Elefante Letrado na escola, além de ensinar a ler corretamente desde os primeiros anos, possibilita que os alunos façam conexões entre textos, criem cenários independentes e interajam com mais segurança com múltiplas linguagens, tornando-se mais autônomos e potencializando suas individualidades dentro de um contexto coletivo.

- publicidade -