Lula sanciona nesta quarta lei que retoma política nacional de educação em tempo integral

256
Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A lei que cria o programa Escola em Tempo Integral será sancionada nesta quarta-feira (26/7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova legislação regulamenta o repasse de recursos e de assistência técnica da União para estados, Distrito Federal e municípios.

O objetivo é ampliar o número de vagas nessa modalidade de ensino, que prevê uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 horas semanais.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 4 bilhões no programa, que tem a meta de criar, até o ano de 2026, 3,6 milhões de novas vagas, sendo 1 milhão de novas matrículas logo na primeira etapa.  

Entre 2015 e 2021, o percentual de alunos de escolas públicas em tempo integral caiu de 18,7% para 15,1% do total de matrículas, segundo levantamento da Campanha Nacional pelo Direito à Educação feito com dados do Censo Escolar do MEC. Com isso, o Brasil está a 10 pontos percentuais de atingir a meta do PNE.  

Recursos

Os recursos já anunciados para a política de escola em tempo integral não devem ser suficientes, segundo avaliação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo.  

“Se o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizou e encontrou que mais da metade das escolas são inapropriadas, R$ 4 bilhões nos quatro anos do programa são suficientes para recuperar essas escolas?”, questionou. Conforme Araújo, é preciso recuperar as escolas que existem e criar novas para o tempo integral.  

Araújo ponderou ainda que a nova legislação é importante e necessária, mas que falta uma base normativa mais sólida para sustentar programas como esse que, segundo ele, ficam à mercê do governo “de plantão”.

Ele citou a ausência de uma lei para o sistema nacional de educação, a qual entende que deve articular as questões financeiras e técnicas entre os entes federados e a ausência de leis locais para gestão democrática da educação brasileira. “São leis fundamentais para articular os sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e municipais”, opinou. 

- publicidade -