“Estrela precisa formatar produtos para ‘vender’ o seu turismo”, afirma palestrante na Cacis

Débora Toffoli palestrou nesta sexta-feira (11/8) na reunião-almoço da entidade.

672
Crédito: Ilocir José Führ / Especial FP

“O que o turista pode comprar aqui para mostrar Estrela quando volta de viagem?”. As poucas respostas ao seu questionamento deixaram preocupada a coordenadora da região turística do Delta do Jacuí, Débora Toffoli, que palestrou nesta sexta-feira (11/8) na reunião-almoço de agosto da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios (Cacis) de Estrela.

“Acredito que Estrela ainda precisa formatar produtos para ‘vender’ o seu turismo”, afirmou Débora. Ela disse que é comum os habitantes do próprio município desconhecerem seus produtos turísticos. “Se nem a gente sabe o que temos, imagina a dificuldade dos turistas. Tem cidades que já possuem produtos turísticos, mas ainda pecam muito por não os divulgarem”, observou.

A palestra foi proferida nas dependências do Estrela Palace Hotel, sob o tema “Turismo e sustentabilidade: Como desenvolver o ecossistema turístico de uma região”. Segundo Débora Toffoli, com o tempo o turista é fidelizado e passa a consumir produtos associados aos anteriores. “Em Gramado, mesmo não tendo neve e sequer fazendo frio, o pessoal vai lá comprar chocolates”, exemplificou.

Ela elogiou a governança e as iniciativas desenvolvidas no Vale do Taquari, notadamente pelos 39 municípios integrantes da Associação dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales). Porém, ponderou que é preciso cuidar de detalhes que podem afugentar os visitantes. “O turista precisa sair de Estrela com o desejo realizado. Do contrário, será que ele vai voltar?” refletiu a palestrante.

- publicidade -