Startups do setor alimentício em destaque no Foodtech Summit

Evento reuniu mais de 300 pessoas em Lajeado ao longo desta quinta-feira (17/8).

616
Mentor da Santamariense Weecaps, Arthur Borges foi um dos painelistas do evento. Crédito: Guilherme Figueiredo Rosa / Sebrae RS

A 1ª edição do Foodtech Summit foi realizada nesta quinta-feira (17/8) no auditório da Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado. Organizado pelo Sebrae RS em parceria com o Arranjo Produtivo Local de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari (APL AB VT), o evento reuniu mais de 300 pessoas, entre participantes, empresários e autoridades. 

O encontro foi colocou em destaque o mercado das foodtechs – empresas que fazem uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA) para qualificar ainda mais o setor de alimentos e bebidas. A atuação dessas startups está presente em diversos momentos da cadeia produtiva do segmento, seja na produção, distribuição, venda ou consumo. 

O Foodtech Summit mostrou que essas empresas têm um campo de oportunidades bastante vasto a ser explorado, podendo atuar na redução de desperdícios, pesquisa e desenvolvimento, agregação de valor dos produtos, valorização de produtos locais e conexão com os elos da cadeia produtiva.

“Há muitas possibilidades. E é justamente por esse motivo que estamos aqui hoje, para apresentá-las, buscando desenvolver o ecossistema de foodtechs no Estado”, comenta o especialista em alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke. 

Potencial local

Durante sua apresentação, Klafke mostrou que o Brasil é um dos principais produtores alimentícios do mundo, sendo que o RS ocupa a 5ª posição no país. Além disso, o especialista do Sebrae RS elencou o Vale do Taquari como um dos principais polos do setor no Estado.

Com 1.363 indústrias do segmento, é reconhecido por autoridades e pelo Governo do Estado como “Vale dos Alimentos”, razões que explicam a escolha da região para a realização do evento. 

“Como já temos essa força do segmento por aqui, acreditamos que a região é a que possui o maior potencial para o desenvolvimento de um ecossistema de foodtechs no Estado. Queremos mostrar a todos o caminho do futuro, a partir de um mercado mais próspero e tecnológico. Com certeza, estamos no lugar certo para isso”, comenta o especialista do Sebrae RS.  

Crédito: Guilherme Figueiredo Rosa / Sebrae RS
- publicidade -