Palestra com paratleta Larissa Rodrigues encerra Semana da Pessoa com Deficiência da Apae Teutônia

480
Na palestra, Larissa mostrar que não há limites para sonhos e objetivos / Crédito da foto: Paloma Griesang

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Apae Teutônia encerrou nesse sábado (26/8), com um momento muito especial. No auditório da Sicredi Ouro Branco, recebeu a palestra da paratleta medalhista mundial da natação, Larissa Rodrigues.

Larissa compartilhou sua história de vida e trajetória como atleta. Ela, que tinha expectativa de vida de 6 anos, hoje está com 18 anos. Com 3 anos foi adota, e sua história começou a mudar. Se interessou pelo esporte ainda nas aulas de educação física. Começou a praticar atletismo, e para participar de um Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) ingressou na natação, se destacando já nas primeiras competições. Em 2022, conquistou duas medalhas de bronze no mundial de Natação Paralímpica.

Na palestra intitulada “Sem Limites” a proposta foi justamente mostrar para as pessoas que não há limites para seus sonhos e objetivos. “Desde que você decida fazer a diferença na sociedade. Desejo que as pessoas saiam com uma mente diferenciada, sabendo que existem sim muitas pessoas com deficiência, que podemos sim ter algumas dificuldades em alguns aspectos, mas que isso não nos limita. Encontramos muitos olhares e falas que podem afetar o emocional, mas a vida pode ser também aproveitada com coisas boas e benéficas”, declara.

A palestra reuniu diversas famílias, alunos e usuários da Apae, além da equipe e diretoria da entidade, e pessoas da comunidade que acompanharam o momento. Foi um momento de grande emoção e também inspiração, principalmente para os alunos e usuários da escola.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Apae 2023 teve extensa programação de segunda a sábado. Encontro entre Apaes, atividades em sala de aula, apresentações artísticas e culturais, recreação para as crianças, e a tradicional Balada Especial para os alunos mais velhos. “Acredito que muitas famílias vão sair daqui com outro olhar. Agradeço que essa semana tenha sido tão maravilhosa. Foi intenso, estamos cansados, mas fazemos de coração. A Semana da Pessoa com Deficiência a gente não comemora, mas é para trazer pessoas como a Larissa com uma história de vida que pode ser linda, não deixar o mundo dizer para a gente o que pode ou não pode fazer, onde podemos ir ou estar, e é isso que pensamos como Apae”, aponta a diretora da escola, Raquel Brackmann.

Larissa recebeu uma lembrança da presidente da Apae, Eliane Abel / Crédito da foto: Paloma Griesang
- publicidade -