Estrela e Cruzeiro do Sul recebem caravana da Secretaria da Cultura neste sábado

Equipe leva programação cultural a atingidos pelas enchentes.

206
Crédito: Sedac / Divulgação

A população desalojada e desabrigada dos municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul terá um momento de trégua diante da tragédia climática que atingiu a região nas últimas semanas. Neste sábado (30/9), uma equipe da Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria com a Fundação Marcopolo, levará oficinas, shows e brincadeiras infantis para as localidades, por meio de uma intensa programação.

A partir das 9h30, os moradores que estão no abrigo do Ginásio de Esportes Orlando Eckert, em Cruzeiro do Sul, poderão participar de uma oficina de montagem de um quebra-cabeça inspirado na obra Makunaíma, do artista Jaider Esbell. Em seguida, haverá um show com os palhaços Utopia e Palhacita. Também está prevista uma série de brincadeiras musicais, com Alessandra Carvalho e Denis Cruz. No turno da tarde, a partir das 14h, a mesma programação segue para o Ginásio Ito João Snel, em Estrela.

“Entendemos que a cultura e a arte, aliadas à pedagogia e ao trabalho humanizado, são igualmente importantes em momentos como este”, ressaltou a diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Adriana Boff.

As atividades integram as ações da Sedac em prol dos milhares de gaúchos atingidos pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul. No fim de semana anterior, a caravana esteve em Muçum e Encantado, com shows, oficinas de break e artesanato.

A comitiva formada por representantes da Sedac e da Fundação Marcopolo tem se reunido semanalmente para definir as localidades que irão receber a caravana, um trabalho que envolve autoridades municipais e artistas.

Livros

Além da iniciativa de levar arte, cultura e conforto aos municípios do Vale do Taquari, a Sedac também convocou os gaúchos a doar livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes. A pasta também levou bibliotecas móveis do programa Tudo a Ler para abrigos da região.

- publicidade -