Jornada oportuniza capacitação e integração a trabalhadores da Pella Bethânia

Programação ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro, contemplando as equipes de todos os setores da instituição.

929
Crédito: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/10) ocorreu a 4º Jornada de Capacitação e Integração da equipe do cuidado da Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari. O evento envolveu trabalhadores de todos os setores da instituição, com o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho executado em prol das 150 pessoas acolhidas.

Divididos em dois grupos, os trabalhadores assistiram a palestras e participaram de atividades lúdicas e recreativas, culminando com um lanche especial de integração.

Em ambos os dias, a programação iniciou pela manhã com palestra da enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Taquari, Andreia Oliveira. Ela falou sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul, advertindo que o câncer de mama e o câncer de próstata são as principais causas de óbito entre homens e mulheres, só perdendo para o câncer de pele. “Por isso, é preciso conscientizar as pessoas sobre a prevenção, que começa com a atividade física regular e alimentação saudável”, ressaltou.

A enfermeira colocou a importância das mulheres fazerem, rotineiramente, o toque e dos homens fazerem o exame de sangue PSA. “Qualquer caroço ou algo anormal, procurem a enfermeira ou o clínico geral no posto de saúde, que dará o diagnóstico correto. Mulheres: se toquem, se conheçam. Homens: câncer de próstata é uma realidade, mas tem cura quando diagnosticado precocemente. Façam primeiro exame de sangue PSA, já vai indicar a necessidade de fazer ou não o exame de toque”, afirmou.

Em seguida, a equipe multidisciplinar, composta pela professora Carla Oliveira, professores de Educação Física Fabiana Kroth e Augusto Zimmermann, professor de Teatro Bruno Marques e o responsável pela comunicação da instituição, Édson Luís Schaeffer, conduziram as atividades de integração. Com brincadeiras diversas, os participantes tiveram momentos de descontração, reforçando a importância do trabalho em equipe. Após, os participantes puderam aproveitar para registrar sua participação junto ao cenário organizado pela arteterapeuta Maria Elaine Rosa Martins e equipe do Centro de Convivência com ajuda dos residentes.

A tarde iniciou com ginástica laboral ministrada pela educadora física Fabiana Kroth. Posteriormente, houve o ponto alto da programação: a palestra motivacional com o professor Jackson Pereira, de Taquari, que falou sobre o tema “Toda a equipe pode fazer a diferença”. Em suas falas, o professor oportunizou aos participantes momentos de reflexão, emoção e motivação.

Momento ímpar

A coordenadora de Recursos Humanos, Janaína Martin, ressaltou que a Jornada de Capacitação e Integração, realizada anualmente, é um momento ímpar para a instituição. “É o momento em que cuidamos de quem cuida, ou seja, oportunizamos conhecimento e integração entre a equipe que tão bem cuida das pessoas que acolhemos. Também é o momento de dar uma pausa na rotina diária e, além do conhecimento, ter momentos de integração e diversão entre os colegas. Gratidão a todos que participaram e que tornaram esta jornada possível”, afirmou.

O coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, pontuou que a jornada vai ao encontro do que o mercado de trabalho quer, isto é, profissionais capacitados. “A Jornada é um momento de preparação, formação e capacitação dos trabalhadores da Pella Bethânia. Essa capacitação não é somente importante para dentro da instituição, mas será sempre útil, independente do lugar que se for trabalhar. Ela permite o aperfeiçoamento das habilidades, oportunizando o crescimento profissional e pessoal dos participantes”, sublinhou.

- publicidade -

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.