Bate-papo com alunos da Apae em Estrela amplia conhecimento sobre a compostagem

Atividade realizada pela Sala Verde ocorreu dentro da programação da 1ª Semana do Lixo Zero.

605
Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela

Dentro da programação da 1ª Semana Municipal Lixo Zero de Estrela, a Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho realizou ação direta com alunos da Apae, que teve como tema a compostagem, trabalhada por alunos da instituição na horta local. 

Na atividade realizada na Apae na tarde desta terça-feira (24/10), uma roda de conversa foi promovida pelos integrantes da Sala Verde com os alunos da instituição. Orientações e dicas foram passadas aos alunos, professores e funcionários. No local há uma unidade de compostagem, assim como uma horta.

“Mostramos o que pode e não pode ser feito para melhorar o rendimento e o material desta compostagem, também conversamos sobre alguns outros temas pontuais presentes ao dia a dia deles, seja na Apae ou em suas casas, que podem trazer benefícios ao meio ambiente e assim a todos nós”, comentou Luana Hermes, coordenadora da Sala Verde.  

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), a 1ª Semana Municipal Lixo Zero iniciou no último dia 21 e se estende até o próximo dia 27 e tem como tema este ano “Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades”. Estrela participa desde 2020 e em 2022 foi instituída no calendário de eventos do município por lei.

Programação

A programação para a 1ª Semana Municipal Lixo Zero inclui diversas atividades, como atendimento aos animais domésticos, chipagem de cães e gatos, doação de mudas nativas, recolhimento de lixo e conscientização ambiental. Também estão previstas atividades on-line, como a explicação do conceito de Lixo Zero e reunião com a Comissão sobre Mudanças Climáticas de Estrela.

Rodas de conversa sobre compostagem e mesa redonda sobre mudanças climáticas e formas de mitigar seus efeitos também entraram na pauta. Além disso, será realizado um evento gratuito no Auditório do Ceiteq, com a participação de especialistas renomados no assunto e apresentação do Projeto Verde Urbano, elaborado pela equipe da Sedis.

Dia D

Nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/10) será realizado o “Dia D”. Nesta data, a comunidade é convidada a recusar o uso de sacolas plásticas, e haverá entrega de ecobags no centro da cidade. Hoje, o Dia D ocorrerá no Centro, das 14h às 15h, e na quinta, das 9h30 às 11h, também no Centro. 

- publicidade -