Certel divulga comercialização de energia para São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul

Este é o terceiro evento promovido pela Infracoop integrando as cooperativas, tendo os primeiros sido realizados no RS e em Santa Catarina.

788
Crédito: Certel / Divulgação

O vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi apresentou, na terça-feira (24/10) em Campinas, São Paulo, o serviço de comercialização de energia elétrica da cooperativa às Federações das Cooperativas de Eletrificação Rural dos Estados de São Paulo (Fecoeresp), Paraná (Fecoerpa) e Mato Grosso do Sul (Fecoerms).

Acompanhado pelo superintendente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoergs) e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), José Zordan, Sechi enfatizou o importante benefício da Certel Comercializadora, que possibilita esta comercialização em âmbito nacional.

Conforme Sechi, as cooperativas visitadas ainda não estão estruturadas a ponto de poderem comercializar sua energia para o Mercado Livre. Logo, através desse intercâmbio, a Certel compartilhou todas as metodologias de como implementar e fortalecer ainda mais o cooperativismo de infraestrutura. “Acreditamos que é assim que podemos avançar neste novo negócio. Não com um olhar de competitividade, mas sim de parceria e aliança, para que possamos fortalecer o cooperativismo. Essa é uma grande tendência, sempre enxergando uma oportunidade de ampliar nossas receitas e expandir a Certel para além dos 48 municípios atendidos em solo gaúcho”, analisa.

Também foram debatidos na reunião outros temas inerentes ao setor, como revisão tarifária, questões técnicas e regulatórias, geração distribuída e Mercado Livre. Igualmente integrou a pauta a necessidade de um estreitamento de relações com o Ministério de Minas e Energia, em nível de Infracoop, para que o segmento possa ter uma atuação cada vez mais expressiva. “Precisamos continuar evoluindo nossas redes, usinas e tudo que já desenvolvemos tão profissionalmente e dentro da legalidade do Setor Elétrico. Necessitamos que estas pautas sejam avançadas para o Ministério, até porque nossas cooperativas são fundamentais para o desenvolvimento da Nação”, complementa o vice-presidente.

Segundo Zordan, este é o terceiro evento promovido pela Infracoop integrando as cooperativas. Os primeiros ocorreram no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “O próximo será com as cooperativas do Rio de Janeiro, quando concluiremos o atendimento às seis federações estaduais vinculadas à confederação. São passos importantes para que se amplie a intercooperação, tornando o setor uma referência cada vez maior em termos de qualidade e confiabilidade”, assinala.

- publicidade -