Mutirão de cirurgias de catarata da Prefeitura de Lajeado reduz fila em até 77%

Para reduzir a fila, de responsabilidade do Estado, o município contratou os procedimentos com recursos próprios.

610
Crédito: Pexels

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) promove um mutirão de cirurgias de catarata. Já foram realizadas 308 cirurgias das 396 previstas. Até o momento, a fila já foi reduzida em 77%, e a meta do município é zerar este número em janeiro de 2024. São pacientes que estavam aguardando na fila de espera, que é administrada pelo Governo do Estado e que agora tiveram seu atendimento agilizado. O município investiu R$ 728 mil de recursos próprios, assumindo uma responsabilidade que não era originalmente sua para prestar um atendimento mais ágil ao cidadão.

O mutirão começou em setembro, tendo sido realizadas 125 cirurgias até outubro, 112 em novembro e 71 em dezembro. As cirurgias foram realizadas no Instituto de Oftalmologia de Encantado.

O morador do Bairro Jardim do Cedro, Jorge Ricardo Pflugseder, de 66 anos, precisou fazer o procedimento nos dois olhos.

“Foi tudo muito tranquilo. No olho direito, eu enxergava apenas 20% e no esquerdo até enxergava bem, mas já apresentava a doença também. A espera foi de quase dois anos entre exames, solicitação e cirurgia, mas fui muito bem atendido e a recuperação foi ótima. Até me receitaram óculos, mas não preciso usar, pois enxergo muito bem depois da cirurgia” relata.

Jorge Ricardo Pflugseder foi um dos pacientes atendidos. Crédito: Digulgação
- publicidade -