Forte chuva registrada nesta segunda-feira provocou estragos na região

Vários pontos de Teutônia, Imigrante e Westfália foram afetados.

2730
Arroio de Imigrante novamente transbordou na altura da Rua Getúlio Vargas. Crédito: Cris Thomé / Divulgação

Na noite desta segunda-feira (18/12) fortes chuvas caíram sobre a região, o que provocou diversos estragos, principalmente em cidades como Teutônia, Westfália e Imigrante. Em alguns pontos, chegou a chover 130 milímetros em 40 minutos. Com isso, arroios como o Schmidt em Westfália, o Harmonia em Teutônia e o de Linha Herval em Imigrante inundaram, impedindo a passagem pelas ruas e adentrando em algumas residências e estabelecimentos.

Em Dossland, a força da água do arroio causou avaria na cabeceira da ponte próximo à Granja Horst.

Em Linha Berlim foi registrada nova queda de barreira na RSC-453, entre Westfália e Imigrante. Em Teutônia, a água dos arroios Schmidt e Harmonia geraram transtornos na Rua Maurício Cardoso, nas proximidades da Cuba.

Na manhã desta terça-feira (19/12), a Defesa Civil de Teutônia informou que todas as ruas estão liberadas, mas com bastante lama em alguns pontos. Já a ERS-419, entre o município e Poço das Antas, novamente foi prejudicada com a chuva, que abriu novos buracos. A ponte de madeira em um acesso no Bairro Teutônia, pouco antes da Rua Reinoldo Aschebrock, precisará ser analisada pela equipe de Engenharia da Prefeitura. Segundo o departamento, as áreas mais afetadas pela enxurrada foram a Cuba e a Várzea.

Os Bombeiros Imicol explicam que após a enxurrada, provocada por chuva de 110 milímetros em 1 hora, o Arroio da Linha Herval transbordou, causando alagamentos na Rua Getúlio Vargas, no centro do município. Cinco pessoas foram resgatadas com auxílio de máquina da Prefeitura e voluntários.

Na Linha Berlim, houve deslizamentos de terra e pedras interrompendo a passagem de veículos. Um deles, com placas de Bento Gonçalves, colidiu com pedras, causando danos materiais, porém sem ferimentos aos condutores. Equipes dos Bombeiros, Prefeitura e voluntários auxiliaram na limpeza e desobstrução das vias interrompidas. Ainda na madrugada, a Linha Berlim foi liberada para o trânsito de veículos.

Eles apontam ainda que não há bloqueios entre Colinas e Imigrante e nem no trecho Imigrante – Rota do Sol. A guarnição pede cautela aos motoristas devido a pedras e lama que ainda se encontram nas pistas. As equipes trabalharão ao longo do dia para liberar trechos vicinais ainda bloqueados e na limpeza das estradas atingidas.

*Matéria em atualização

- publicidade -