Colombianos e porto-alegrenses lideram visitações ao Cristo Protetor

964
Turistas de 58 países já estiveram aos pés da estátua

Finalizada em 2022, a estátua do Cristo Protetor de Encantado já se destaca como um dos pontos turísticos mais visitados da região do Vale do Taquari. Mesmo no início da sua construção, em 2021, a obra já era destino de inúmeras pessoas. O monumento, de 43,5 metros de altura, recebeu mais de 250 mil turistas até o início de 2024. Religião, fé e contato com a natureza são os grandes motivadores daqueles que procuram estar próximos da obra.

A obra ainda não foi oficialmente inaugurada pois o elevador, que levará o visitante ao coração do Cristo, não foi instalado. A estátua é parte do Complexo Cristo Protetor, que também não tem previsão de inauguração. De acordo com a coordenadora de visitas do local, Vanessa Goldoni, o cronograma de obras da construtora responsável ainda não está disponível. Porém, isso não impede que as estruturas sejam visitadas e o Cristo Protetor, por si só, é uma das motivações daqueles que se dirigem até Encantado. Algumas vezes, no entanto, este trajeto é longo.

Segundo os dados informados por Vanessa, turistas de 58 países já estiveram aos pés do Cristo Protetor. Os colombianos lideram o ranking de estrangeiros visitantes. Grande parte dos turistas gaúchos, por outro lado, são da região metropolitana. Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Novo Hamburgo fazem parte da lista dos dez municípios de origem daqueles que se deslocam ao Vale do Taquari para conferir o monumento.  

Para a teutoniense Cindi Wiebusch (33), a obra é um dos pontos de referência para quem busca lugares novos para visitar no Vale do Taquari. A turista, que já visitou o consagrado Cristo Redentor no Rio de Janeiro, aponta que a principal diferença entre os monumentos é a possibilidade de contemplar, do alto do morro, as belezas do Vale do Taquari. A expectativa da teutoniense é chegar ao coração da estátua do Cristo, experiência que considera ser única.

Além de recomendar a visitação, inclusive para crianças, Cindi afirma que fará novamente o passeio. “O Cristo Protetor é uma obra incrível que deve ser prestigiada. É cheia de detalhes, um passeio muito legal para fazer em família. Com certeza vou novamente ao Cristo Protetor, para ver como ficou o complexo e também para subir ao coração do Cristo.” 

O complexo do Cristo Protetor é parte de roteiros de turismo religioso, porém as imagens e a experiência são atrativos àqueles que buscam tranquilidade e beleza natural. Em relato sobre a visita ao monumento em 2022, Cindi comenta que a religião não foi o seu motivo principal, mas considera que “é um lugar para agradecer e enaltecer nossa fé”. 

Cindi com sua família aos pés do Cristo Protetor / Crédito: Arquivo pessoal

Países que mais visitaram o Cristo Protetor 

  1.   Colômbia
  2.    Uruguai 
  3.    Argentina
  4.    Alemanha
  5.    Paraguai

Cidades do estado com o maior número de turistas

  1. Porto Alegre 
  2. Lajeado 
  3. Caxias do Sul
  4. Santa Cruz do Sul
  5. Bento Gonçalves 
  6. Encantado 
  7. Canoas
  8. Venâncio Aires 
  9. Gravataí
  10. Novo Hamburgo
- publicidade -