Primeira Missa Campeira é realizada na capela do Cristo Protetor de Encantado

Após a missa, integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, brindarão os fiéis com uma bela apresentação de danças tradicionais aos pés do Cristo Protetor.

1102
Crédito: Divulgação

A comunidade do Vale do Taquari e demais regiões do Rio Grande do Sul, está convidada para uma Missa Campeira, também conhecida como Missa Crioula, a ser realizada na nova Capela do Cristo Protetor de Encantado, no dia 2 de março, às 17h. A celebração, que integra a fé cristã com a cultura gaúcha, é uma oportunidade para comemorar a tradição e fortalecer os laços da sociedade.

A missa será celebrada pelo Padre Genoir Pieta, da Paróquia São Pedro, e contará com a participação do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, ambos do município de Encantado.

De acordo com o Patrão do CTG Giuseppe Garibaldi, Geovani Dalpian, a liturgia será adaptada à cultura gaúcha, com cantos, orações e instrumentos musicais típicos. ‘’Além disso, um dos nossos colegas irá declamar, durante a missa, a Prece do Gaúcho’’, comentou Geovani.

O público poderá acompanhar a missa em um ambiente acolhedor e celebrar a fé de maneira autêntica. ‘’Durante a missa, procuramos sempre apresentar utensílios, objetos, enfim, elementos que fazem parte da rotina do gaúcho e da nossa cultura. Estar no Cristo Protetor e celebrar uma missa crioula, fortalece nossa fé, e nos inspira a sermos pessoas melhores a cada dia’’, acrescentou a Patroa do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Valeria Maria Bertamon Belotti.

O responsável pela Paróquia São Pedro, Padre Genoir Pieta, lembrou neste último domingo (25), sua primeira celebração de uma missa crioula. “No final da década de 90, tive a honra de celebrar minha primeira missa campeira na cidade de Encantado. Anos depois, em Campos Novos (SC), a Câmara de Vereadores, em um gesto de profunda gratidão, concedeu-me uma condecoração honrosa pelas missas gauchescas celebradas’’, disse orgulhoso.

Após a missa, integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, brindarão os fiéis com uma bela apresentação de danças tradicionais aos pés do Cristo Protetor.

O que é uma Missa Campeira (Crioula)?
A Missa Campeira, ou Missa Crioula, é uma celebração religiosa católica que integra elementos da cultura gaúcha à liturgia tradicional. A tradição surgiu na década de 1950 e se tornou um símbolo da religiosidade e da identidade cultural do Rio Grande do Sul.

As Missas Campeiras geralmente são realizadas em capelas e igrejas do interior do estado, especialmente durante a Semana Farroupilha. A celebração no município de Encantado será uma oportunidade única para os visitantes conhecerem essa tradição e vivenciarem a fé e a cultura gaúcha de forma autêntica.

Serviço:

O que: Missa Campeira (Crioula)
Quando: 2 de março de 2024
Onde: Capela João Batista Scalabrini, Cristo Protetor de Encantado (RS)
Hora: 17h
Entrada franca

- publicidade -