“Run More” bate recorde de participantes em Estrela

Parte dos recursos será revertido mais uma vez para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, que no ano passado sobreviveu por mais de cinco meses só com os resultados do repasse da edição de 2023.   

779
Crédito: Divulgação AI/Estrela

A terceira edição da Run More, a nona promovida pelo Governo de Estrela exclusiva para as mulheres, reuniu mais de 1.5 mil participantes de 56 municípios, incluindo Santa Catarina e até do Paraguai. Foram 5 quilômetros de corrida e caminhada, com superação por parte de algumas, de passeio para outras, mas de engajamento na causa solidária e empoderamento feminino por parte de todas.   

A prova, que nasceu na década passada sob a alcunha de “Só Elas”, bateu recordes, e os números só não foram ainda maiores porque os organizadores limitaram o número de inscrições, com o objetivo de oferecer com qualidade o que a diferencia, como uma gama de serviços e atrações pré e pós-prova. Um reforçado café da manhã, brinde de champanhe, sessões de fotos, massagens e muito mais exemplificaram isso. Parte dos recursos será revertido mais uma vez para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, que no ano passado sobreviveu por mais de cinco meses só com os resultados do repasse da edição de 2023.   

Primeira vez

Antes mesmo da abertura dos portões no Parque Princesa do Vale, às 7h, a movimentação já era intensa. Além da organização, mulheres chegando de tudo que é lugar. Bruna Oliveira (34 anos) e Thairine Saliba (29) vieram de Itapema-SC. “Que viagem longa. Esperamos que ‘valha a pena’”, disseram elas, que já correram em outras provas em SC, onde treinam quase todos os dias, mas estrearam no RS. Ao fim da prova, ainda recuperando o fôlego, mas já com taças para o brinde champanhe na mão, resumiram. “Foi divino, diferente! Adoramos.” Já as primas Anita Trentini Pereira e Milena Fontoura Trentini não vieram de tão longe: Lajeado. As meninas de 9 e 8 anos eram uma das muitas crianças que circularam no local. Mas elas não queriam nem saber do concorrido “Espaço Kids”. “Viemos para participar”, disse uma. “Vamos estar na largada”, completou a outra. E assim o fizeram, em sua estreia na prova ao lado de familiares.

Adriane Royer (26) veio de Teutônia, uma das cidades com muitas participantes. Acompanhada do marido Markyson e do filho Pedro, diz ser a prova um marco em sua vida. “É minha terceira participação. Vim pela primeira vez há três anos para conhecer, caminhar. Gostei. Me entusiasmei, e hoje já estou até correndo”. A dupla masculina da família lhe apoia e por isso não se importa de acordar cedo e tirar o dia para acompanhá-la. “Temos que incentivar, apoiar. E aqui é muito divertido para todos”, comenta Royer. Quem mais uma marcou presença – e chamou a atenção – foi a “Mulher Maravilha.” Fantasiada da personagem, Marina Pandolfo Canton (43), de Guaporé, participou pela primeira vez ainda na Só “Elas”, em sua quarta edição. Desde então a corredora fantasiada é presença sempre confirmada. “A fantasia virou uma forma particular minha de incentivar e marcar o empoderamento feminino. Devemos sim nos sentirmos maravilhosas.”

Premiação

Ao todo foram 12 categorias premiadas por faixas etárias (dos 14 aos mais de 70 anos) e geral, do primeiro ao quinto lugar e também em premiação distinta de “grupos de corrida”, com cerca de 40 troféus, medalhões e brindes. Na classificação geral, o título ficou com a atleta Messalina da Luz (44), de Passo Fundo, que entre outros títulos já levou o “Desafio Gaúcho da Maratona Internacional de Porto Alegre”, onde em 2023 foi a primeira a mulher a completar o circuito de 63 km (21 km no sábado; e 42km no domingo), e a Maratona Internacional de Punta del Este, da qual foi a grande campeã. (Sua trajetória já trouxemos na reportagem https://estrela.atende.net/cidadao/noticia/3-run-more-inicia-contagem-regressiva-para-sua-largada). Logo após cruzar a linha de chegada como a grande vencedora geral, resumiu. “Bom demais, tudo. Diferente e bem organizada. Desde a entrega dos kits que recebemos aos serviços oferecidos. E a prova num circuito bastante diversificado, legal. Vou estar aqui de novo na largada de 2025 com certeza.”  

Registros e tempos oficiais

Os tempos finais e oficiais podem ser conferidos no link   https://www.trichipcronometragem.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2024/runmoreestrela/poa.runmore2024.clax. Já alguns registros do evento serão disponibilizados através de link nas redes sociais.  

Promoção

A Run More é uma promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), com patrocínio da Run More e apoio de Medical San; Felice Clínica Estética; Revitaleve – Farmácia de Manipulação; Univale Distribuidora de bebidas; Unimed VTRP; Florestal Alimentos e Arabesco. Mais informações pelo perfil @runmore.corrida e pelo telefone 3981-1046.

- publicidade -