Estrela inaugura amanhã a Trilha do Fritz

2537
Créditos: Ismael Salvatori - Governo de Estrela

Na tarde deste domingo (17/3) será inaugurada, entre a Escadaria de Estrela e o Parque da Lagoa, a Trilha do Fritz e um chatbot desenvolvido pelo Ceiteq. A ferramenta vai auxiliar os turistas na busca por restaurantes, postos de combustível e demais pontos turísticos de Estrela. O novo espaço turístico e ecológico junto à orla do Rio Taquari pretende valorizar a natureza local e dar nova opção de passeio e contemplação a moradores e turistas. Na oportunidade, haverá uma festa ao pôr do sol.

O trecho de 300 metros percorre o Parque da Lagoa e a Escadaria, ponto tradicional da cidade que completa 100 anos. O secretário de Inovação, e Sustentabilidade, Daniel Silva, explica que a Trilha Ecológica é parte do projeto de desenvolvimento sustentável que vem desde 2021. Os primeiros passos para a concretização do projeto consistiram no levantamento topográfico, na avaliação da viabilidade do local e na reconstrução da vegetação nativa.

“A secretaria tem esse foco, que é o desenvolvimento turístico sustentável, e domingo teremos uma prova disso. Além de contemplar a natureza, a gente quer trazer de volta os olhos para o rio, o rio que tanto nos castigou, mas a gente ama o Rio Taquari. É uma forma de contemplá-lo junto com o projeto de inovação, o chatbot desenvolvido pela turma do Ceiteq”, disse.

A diretora de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, destaca a importância da preservação e recuperação da área da trilha, pois são pontos de contemplação do Rio Taquari. “A trilha também serve para conectar o rio com a natureza, pois a maior parte dela é suspensa e intercalada com as árvores para manter a vegetação nativa no local. Estamos revitalizando o espaço, plantando ainda mais árvores no local, além de valorizarmos o belo pôr do sol que pode ser visto daquele ponto”, detalha.

Por que “Trilha do Fritz”

O nome Trilha do Fritz é uma homenagem ao antigo empresário e líder comunitário de Estrela, Friedrich Wilhelm Seyboth, popularmente conhecido por “Tio Fritz”. Nascido em Joinville (SC) em 1926 e falecido em Porto Alegre em 2017, é filho de um mestre cervejeiro alemão que fez história em cervejarias, que vieram a se tornar a tradicional Polar. Aos três meses, foi trazido para Estrela para morar com os avós, pois sua mãe precisou retornar à Alemanha. Católico fervoroso, foi sempre grande apoiador de movimentos sociais ao lado de sua esposa Hilda Lydia Matte Seyboth. Sócio da Importadora Alto Taquari Ltda e da Corema – Comércio e Representações de Máquinas Ltda, trabalhou em ambas até a dissolução das empresas na década de 1990. Começou a trabalhar muito cedo, carregando as malas dos viajantes que chegavam de vapor ao Porto de Estrela, onde hoje se situa a Escadaria. Foi dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs da Comunidade Evangélica de Estrela.

O projeto da Trilha Ecológica foi viabilizado por emenda parlamentar. O ato de inauguração inicia às 17h, com apresentações culturais. A entrada será pelo Parque da Lagoa.

- publicidade -