Caminhada Guiada da Via Sacra reúne fiéis em Imigrante

A Via Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário, enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de refletir acerca de seu sofrimento.

970
Crédito: divulgação/AI Imigrante - Cris Thomé

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, realizou, no domingo, dia 17 de março, a Caminhada Guiada da Via Sacra. A caminhada reuniu dezenas de fiéis para contemplar, ao longo da VRS 863, os quinze painéis em fotografias da Encenação da Paixão de Cristo de Imigrante, que retratam os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

O roteiro inicia na Igreja da Paz, no Centro e segue até o bairro Daltro Filho, e poderá ser realizado individualmente ou em grupo até meados de abril. O percurso tem em torno de 5 km, considerado de esforço moderado, e para mais segurança, a ciclovia pode ser utilizada.

No domingo o grupo foi companhado pelo Frei Blásio kummer e a pela Pastora Elisângela Borchardt Rower, que explicaram o significado de cada estação. Na última estação, que representa a ressurreição de Cristo, foi realizada uma reflexão e um momento de oração. O Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol acompanharam o grupo para garantir a segurança dos caminhantes. Para a volta ao centro, um ônibus foi disponibilizado.

As professoras Jéssica Sperafico de Colinas e Aline Greef de Teutônia, foram duas das caminhantes oriundas da cidade. Ambas eram professoras da Emef Arco Íris, e pediram desligamento para assumir concursos em outros municípios, mas continuam com laços fortes na comunidade imigrantense. Aline também trouxe o seu esposo Márcio Grosz para acompanhar a caminhada de fé.

“Nós achamos a caminhada muito interessante. O percurso foi razoável, pois não exigiu tanto esforço físico, e isso é importante para que todas faixas as etárias possam participar. As paradas geraram grandes reflexões, principalmente porque a pastora e o frei trouxeram e fizeram relação da Via Sacra com os dias atuais” destacou.

Márcio também elogiou a estrutura da caminhada “O apoio do carro de som e dos Bombeiros Voluntários, e o fato de podermos usar a ciclofaixa nos trouxe segurança para realizar a caminhada, é um ponto muito positivo” acrescentou.

A Via Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário, enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de refletir acerca de seu sofrimento. Em relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Cada estação corresponde a um acontecimento especial de devoção relacionada a tais representações.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui