Cheia de 2023 é a maior já registrada em Lajeado em 150 anos aponta estudo técnico

Estudo investigou, revisou e consolidou em detalhe toda a série histórica de cheias entre 1939 e 2023 a partir de diferentes fontes de dados

473
Crédito: Divulgação/Secom - Governo do Estado

Um recente estudo técnico realizado por pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari – Univates, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) revisou e consolidou dados, revelando resultados inequívocos sobre a amplitude das cheias no rio Taquari em Lajeado em 2023, ano em que houve duas inundações de grandes proporções na bacia hidrográfica Taquari-Antas, uma em setembro e outra em novembro.

O trabalho, que investiga os desdobramentos das inundações na cidade de Lajeado, é assinado pelos professores da Univates Sofia Royer Moraes e Rafael Rodrigo Eckhardt, assim como pelo professor Walter Collischonn (Ufrgs) e Franco Turco Buffon (SGB). O texto na íntegra pode ser conferido por meio deste link https://bit.ly/4as4veO.

Pelo caráter de informação pública e pela relevância que têm as conclusões a que chegaram os técnicos, os dados levantados pelos pesquisadores serão apresentados para a Administração Pública Municipal e entidades em reunião ainda este mês.

Pesquisadores combinaram análises de diferentes fontes e dados compreendidos num intervalo de 84 anos, configurando uma série histórica de cheias entre 1939 e 2023. A pesquisa, elaborada na forma de um parecer detalhado, analisou as observações sistemáticas e as marcas físicas das cheias do rio, especialmente na cidade de Lajeado, e concluiu que a cheia de setembro do último ano superou em 66 cm a marca da inundação de 1941, tida como a maior na cidade até então.

Além disso, o trabalho também revelou que a marca da cheia de novembro de 2023 se iguala à de 1941, o que torna o ano de 2023 como aquele em que duas das três maiores inundações registradas na cidade aconteceram. Os dados também apontam que 2023 teve sete elevações do nível do rio Taquari acima dos 17 m (seis delas atingindo mais de 19 m – a cota de inundação entre Estrela e Lajeado), se igualando aos anos de 1983 e 1984, quando também sete elevações foram registradas. Esses são os três anos compreendidos entre 1939 e 2023 com os maiores números de elevações.

A cheia de setembro de 2023, em Lajeado, pode ser considerada inequivocamente como a maior da história da região – e sem dúvidas, da história de Lajeado -, pelo menos nos últimos 150 anos. Em 1873 houve uma cheia de grande proporções cujas estimativas mais confiáveis do nível máximo atingido a colocam como até superior à cheia de 1941.

Para que a população consiga avaliar melhor os riscos de uma inundação, os pesquisadores recomendam que seja realizado um estudo detalhado do comportamento do rio Taquari durante as cheias de grande magnitude, com ênfase para a análise da declividade da linha d’água, ao longo de todo o trecho no município de Lajeado e em outras cidades ao longo do rio. Além disso, recomendam que sejam elaboradas e disponibilizadas, de forma ampla e transparente, as chamadas cartas-enchente, que são mapas da área inundada correspondente a cada valor de referência medido na régua do posto fluviométrico.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui