Mutirão contra dengue surte efeito positivo no Bairro Alesgut

A iniciativa também teve como objetivo conscientizar a população sobre os perigos da doença

922
Crédito: Jéssica Rosa

O mutirão de limpeza para eliminar criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti foi realizado no sábado (6/4). A promoção da Prefeitura de Teutônia recebeu o engajamento da sociedade e de entidades. A iniciativa também teve como objetivo conscientizar a população sobre os perigos da doença e a importância de manter cuidados como a eliminação de materiais que possam acumular água parada.

A ação foi coordenada pela Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras. O ponto de partida foi o cemitério do Bairro Alesgut, de onde aproximadamente 20 pessoas passaram por casas e empresas para fazer a conscientização e a limpeza.

O prefeito Celso Aloísio Forneck alerta para o cuidado diário da população. “Temos que começar a cuidar do nosso pátio. O mosquito da dengue não voa mais de 100 metros do local em que ele nasceu. Se você tem pessoas com dengue no seu meio é porque ele está ali. Participei por uma hora e nessa uma hora nós entramos em três casas diferentes, nas três casas tinham focos. Não de qualquer mosquito, mosquito da dengue”, comenta.

Durante o mutirão foram encontrados diversos focos de larvas do mosquito nas residências e em objetos jogados em ruas e terrenos vazios. A administração avalia que a iniciativa surtiu efeito imediato, e nesta terça-feira (09/04), já iniciaram a pulverização “fumacê” de inseticida no bairro.

A integrante da ONG Doar Faz Bem, Jéssica Rosa, participou da ação e ressalta a preocupação dos moradores do Alesgut. Ela também alertou para o risco em áreas de propriedade da Prefeitura, como a Capatazia do bairro. O mesmo alerta foi feito na semana passada por vereadores na tribuna, e confirmado pela Vigilância Sanitária em entrevista ao Espaço Aberto da Rádio Popular.


- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui