A Universidade do Vale do Taquari – Univates convida a comunidade para imergir no universo da criatividade e da expressão artística e cultural no evento “Arte na Universidade” e 10 anos do Centro Cultural nos dias 23 e 24 de abril. A atividade acontecerá nos turnos da manhã, tarde e noite, conta com uma vasta programação, que inclui oficinas, saraus literários, batalhas de rimas e apresentações musicais. O evento tem entrada franca para a comunidade.
O ensaio aberto e a Oficina de Experimentação com o Vocal Univates abrirão a programação do evento na tarde do dia 23, em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ao longo dos dois dias de programação, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de arte, desde a literatura até a música, passando pelas artes visuais, em vários espaços da Universidade, como o Teatro Univates, salas de aula, Labrinque e Biblioteca Univates. Os ministrantes serão artistas locais e da região, professores e alunos da Univates.
A professora Fabiane Olegário destaca o marco de uma década do Centro Cultural. “Este ano, o evento se alia aos 10 anos do Centro Cultural Univates para celebrar a data, destacando a importância desse espaço para a academia e também para a comunidade”, alega Fabiane.
A novidade desta edição é o “Espaço do Artista”. Entre os Prédios 11 e 12, o público poderá acompanhar o processo de criação de cada artista, como se fosse um ateliê a céu aberto. A proposta é que os criadores estejam trabalhando durante aproximadamente duas horas, transferindo momentaneamente seus espaços de criação para o campus, permitindo uma interação direta entre o artista e a comunidade presente. Além disso, será possível adquirir as obras diretamente dos artistas.
Programação completa:
23/4:
O evento começa às 16h30min com um ensaio aberto e Oficina de Experimentação com o Vocal Univates, em frente ao DCE.
Às 19h, no lounge do piano no Teatro e no Prédio 1, haverá um recital de piano, com transmissão em tempo real de dois pianistas, com canções intercaladas. Simultaneamente, das 19h às 22h, ocorre o Festival de Bandas, em celebração dos 10 anos do Centro Cultural Univates, no Teatro Univates.
24/4:
As atividades começam às 8h, com música no Prédio 11.
Logo em seguida, a partir das 8h, iniciam as Oficinas de Contação de Histórias, no espaço aberto entre os Prédios 2 e 7, e, concomitantemente, a oficina com sequência de jogos, no Labrinque.
Às 9h, na Biblioteca, acontecerão as atividades de Literatura e Produção Audiovisual e “Entre a Literatura e o Audiovisual: o roteiro”, nas salas do CRIE_TI e do Aula+, respectivamente. Já às 9h40min, no Prédio 12, haverá uma intervenção do Projeto Clown durante o intervalo de aula.
A tarde promete diversas atividades, como uma Oficina de Graffiti, às 13h30min, na escada do Prédio 3; “Teatro: Meu Rio de Aventuras”, às 14h, no Teatro Univates; e intervenções do Projeto Clown e Beatlelogia no Prédio 7.
Às 17h, terá uma atividade sobre “Arte é Terapia?”, seguida de criação artística, que acontecerão na sala 202 do Prédio 7.
À noite, a partir das 18h, no lounge do 3º andar da Biblioteca, será realizada uma Oficina de Stand Up. Enquanto isso, a partir das 18h15min, haverá uma Oficina de Iniciação Musical e Flash Mob na sala 304 do Prédio 1. O intervalo com café e música ao vivo será entre 18h30min e 19h.
Às 19h, uma oficina de experimentação teatral está programada para acontecer na sala 201 do Prédio 7.
A partir das 19h10min, diversas atividades acontecerão concomitantemente em diferentes espaços da Instituição:
Entre o Teatro e a Biblioteca Univates acontecerá a batalha de rimas. Em frente ao DCE, será realizada uma aula aberta de zumba.
No auditório do Prédio 11, ocorrerá a Oficina de Apreciação Musical “Humana Música”, com transmissão ao vivo pela plataforma AoVivo da Univates.
Simultaneamente, o Sarau Arte da Palavra acontecerá na sala do CRIE_TI na Biblioteca, enquanto na sala 302 do Prédio 7 ocorrerá a atividade “Verso Adentro, Prosa Afora: ímpeto e resistência na escrita”.
No Teatro Univates, a Escola de Música Josélia Jantsch Ferla fará uma apresentação, enquanto que no Prédio 11, na sala 101, haverá uma atividade de pintura às cegas.
A programação encerra com as atividades “Drag na Universidade”, no Labrinque; Espaço do Artista, entre os Prédios 11 e 12; e, por fim, roda de capoeira com o Mestre Karkará, em frente ao Prédio 2, também previstas para iniciarem às 19h10.