Competições esportivas são adiadas

1160
Jogos semifinais do Intermunicipal Sicredi foram disputados dia 28 de abril / Crédito: Carla Beckmann

A maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul afetou todos os setores, inclusive o esporte. Os campeonatos de futebol amador e de futsal foram temporariamente suspensos, sem novas datas anunciadas. A gravidade da tragédia pode ser mensurada pelo adiamento de jogos do futebol profissional, algo muito raro em decorrência de chuva.

A organização da 6ª Supercopa Popular de Futsal informa o adiamento da reunião técnica e do início da competição. O encontro com as equipes seria dia sexta-feira (10/5) e o início da competição estava agendado para dia 24 de maio. Novas datas serão divulgadas para a realização do encontro com as equipes e o início dos jogos.

Os jogos de volta das semifinais da Copa Transcitrus de Futsal também estão transferidos sem nova data agendada. Apesar do ginásio de Brochier estar recuperado, há dificuldade de deslocamentos e seria insensível jogar em meio à tragédia.

A partida de volta da final da Copa Rota da Serra, entre Barão e Imigrante, igualmente ficará para nova data, sem previsão ainda. O primeiro jogo, em Imigrante, terminou empatado em 5 a 5. Barão está com o ginásio em condições, mas não há clima para jogo com a devastação verificada em Imigrante.

A ACAT definiu o adiamento das finais do Campeonato Intermunicipal Sicredi de futebol amador. Os jogos foram agendados para dias 19 e 26 de maio, porém na manhã de ontem a entidade organizadora apontou a transferências das disputas entre Canabarrense e Esperança (Titulares), União-G e Juventude-We (Aspirantes). “Quando começar a normalizar a situação da enchente na nossa região, daí voltamos a nos reunir para definir outras datas”, destaca.

Os demais campeonatos municipais – Arroio do Meio, Encantado, Roca Sales, Lajeado, Estrela – também foram afetados. As ligas sequer pararam para pensar na situação, porque o momento é de salvar vidas, encontrar desaparecidos, abrigar famílias sem lar, limpar ruas e casas, retomar energia e água para restabelecer o mínimo de dignidade.

O cenário é tão grave no Estado que a Federação Gaúcha suspendeu os jogos de todas suas competições no fim de semana passado e deverá manter para os próximos. A CBF também suspendeu as partidas dos clubes gaúchos em todas as divisões do futebol brasileiro. Na Série A do Brasileirão, Grêmio, Inter e Juventude não jogarão novamente, por conta da inviabilidade de sediarem jogos e principalmente pela falta de logística de voos. A Conmebol também adiou jogos da dupla Gre-Nal na Sul-Americana e na Libertadores. Com o Aeroporto Salgado Filho fechado até o fim de maio – segundo a Fraport reportou à ANAC e Infraero – o calendário apertará ainda mais.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui