Balsa entre Lajeado e Arroio do Meio está com serviço suspenso

840
Crédito: Divulgação

A ligação entre as cidades de Arroio do Meio e Lajeado tem sido realizada pelo serviço de balsa. Porém, a travessia está temporariamente suspensa devido às condições climáticas desfavoráveis, que intensificaram a correnteza do Rio Forqueta neste domingo, 12 de maio. O serviço deve retornar assim que o fluxo das águas normalizar.

Contudo, as águas do Rio Taquari, em Lajeado, já atingem a marca de 23,77m às 14h30 deste domingo (12/5) isso significa 37cm em 1h, segundo as réguas da Rua Oswaldo Aranha.

A cota que a administração de Lajeado trabalha é de 29 metros, com proporções semelhantes à cheia de setembro de 2023.

Em caso de emergência ou se for necessário apoio da Defesa Civil Municipal, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (51) 99828-4971. O telefone da Defesa Civil não está funcionando no momento.

Os solos da cidade estão saturados e as encostas estão instáveis,o que deixa os munícipes em situação de alerta máximo.  

A MetSul alerta para grave repique de cheias dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí com o aumento da chuva das últimas horas. A situação se torna ainda mais difícil pois o escoamento das águas, em direção ao Guaíba, é lento pois o próprio lago encontra-se represado. O Guaíba poderá atingir 5,5m entre segunda (13/5) e terça-feira (14/5). Um nível superior ao recorde de 5,35m. A previsão é do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui