O Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, abre suas portas no sábado (24/8) para a 47ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.
O evento, que se estende até 1º de setembro, tem um significado especial neste ano, devido às enchentes que atingiram grande parte do Estado recentemente, deixando muitos produtores e empresas do setor em situação difícil. A Expointer da Reconstrução e da Retomada, como está sendo chamada, demonstra a força e a resiliência do povo gaúcho.
Após ter ficado alagado por mais de 30 dias, o parque de exposições, para que fosse viabilizada a realização da feira, passou por diversas reformas e melhorias, entre elas revisão das redes elétrica e hidráulica, reforma dos telhados e calhas e recuperação do calçamento das vias.
No Estande do Governo, localizado no Pavilhão Internacional, os visitantes poderão participar de eventos e discussões com temas transversais, organizadas pelas secretarias estaduais. Neste ano, o espaço traz como tema principal o Plano Rio Grande, com ações do governo estadual para recuperação e reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de abril e maio.
Infraestrutura
O acesso dos visitantes que vão de carro à feira tem mudanças. Para melhorar a distribuição do fluxo de veículos, o parque disponibiliza um novo portão de acesso ao público geral, o de número 14, na avenida Cezar Antônio Bettanin, ao qual é possível chegar pela BR-448.
Para garantir uma experiência mais confortável aos visitantes, houve a criação de cerca de mil vagas de estacionamento, totalizando 7 mil.
A quantidade de banheiros aumentou, com a construção de dois novos prédios, que abrigam 130 sanitários. A estrutura geral dos banheiros móveis também foi melhorada.
A área coberta no espaço de convivência da feira cresceu, e o novo boulevard oferece opções de alimentação e descanso para os visitantes.
As tradicionais esferas da Expointer foram revitalizadas, recebendo nova pintura. O muro que cerca o Parque de Exposições também recebeu novas cores.