Finalistas do Festival Popular da Canção ensaiam para o dia 14

950
A grande final ocorrerá em 14 de setembro / Crédito: Camille Lenz da Silva

Depois do sucesso das apresentações na fase classificatória, o 4º Festival Popular da Canção se encaminha para a grande final, que ocorrerá no dia 14 de setembro no auditório do Colégio Teutônia. Cinquenta vozes subiram ao palco divididas em duas noites de shows, sendo 21 pela categoria Juvenil e 29 pela categoria Livre. Agora, os 21 finalistas (uma dupla) competirão pelo primeiro lugar de cada categoria.

Na quinta-feira (29/8), os classificados deram início os ensaios preparatórios para a grande decisão, com o baixista e maestro da banda do festival, Marcinho Staggemeier. Para a segunda fase, as músicas escolhidas mudam. Dessa forma, os novos ensaios definiram os arranjos e detalhes com os participantes.

Staggemeier aponta que os candidatos apresentaram canções de maior dificuldade técnica. “Na primeira apresentação, percebemos que subiram ao palco com intuito de quebrar o gelo, adquirir mais confiança e, quando se classificaram, sentiram que foram acolhidos. Agora, certamente, vão com mais coragem para as finais”, ressalta.

O baixista ainda destaca que a complexidade e o nível desta edição cresceram em comparação com as passadas. É um reflexo do alto grau de qualidade dos candidatos. “Vários participantes ótimos infelizmente acabaram não se classificando nas primeiras fases”, nota.

Desafio

As canções a serem interpretadas variam entre clássicos e atualidades, exigindo bastante trabalho para a banda. “Precisamos nos virar, pois as escolhas são desafiadoras. É legal, mas trabalhoso. Mesmo com tanta experiência, há músicas novas que nunca escutamos”, pontua.

Um dia antes da apresentação final ocorrerá um próximo ensaio, desta vez com a banda completa, no auditório do CT.

A 4ª edição do Festival Popular da Canção é uma realização do Grupo Popular e Brentano Projetos e Eventos Culturais. Conta com o patrocínio de Certel, Sicredi, American Nutrients e Fuchs Agro do Brasil, e apoio de Protepac e Colégio Teutônia.

- publicidade -