A previsão para o Rio Grande do Sul aponta para altos riscos climáticos nesta semana. Enquanto o Noroeste e o Norte do estado enfrentam calor intenso, com temperaturas acima de 35ºC e presença de fumaça de queimadas, o Sul e o Oeste do estado estão sob alerta de chuvas excessivas que podem causar alagamentos, inundações e temporais severos.
A formação de uma frente quente na Metade Sul trará instabilidade prolongada, com volumes de chuva estimados acima de 200 mm em várias áreas, chegando até a 400 mm no Sul. Rios como Santa Maria, Ibirapuitã, Jaguarão e Quaraí podem transbordar, aumentando o risco de cheias.
Esse cenário pode comprometer estradas municipais e rurais, tornando algumas intransitáveis, especialmente onde há pontilhões que podem ser cobertos pela água. A combinação de muitos raios e granizo também é um fator alarmante para essas regiões.
Manter-se informado através de alertas da Defesa Civil e evitar áreas de risco são atitudes essenciais para enfrentar essa semana de condições meteorológicas extremas.