Emef Alfredo Schneider realiza 1ª Mostra Científica

622
A 16ª ODS, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, foi discutida por mais de três grupos / Crédito: Marcos Guarani

A Escola de Ensino Fundamental Alfredo Schneider promoveu a primeira edição da Mostra de Trabalhos no dia 5 de outubro. Nesse ano, a exposição foi realizada sob o tema da sustentabilidade. A ideia surgiu no encontro 4ª Tertúlia das Cooperativas Escolares, em março.

A partir disso, os trabalhos se diversificaram. Na Mostra, os alunos exploraram assuntos como a polinização e vida das abelhas, educação financeira, energia solar e reciclagem.

Os projetos refletem o conhecimento e as experiências adquiridas pelos estudantes em sua formação. Com esse tema, os jovens desenvolvem consciência ecológica e conquistam conhecimentos ambientais necessários para seu desenvolvimento como cidadãos.

A desigualdade social foi um dos temas abordados pelos alunos / Crédito: Marcos Guarani

Desenvolvimento sustentável

O projeto iniciou no começo desse ano, a partir de uma reunião pedagógica com os professores. O tema central da Mostra de Trabalhos 2024 foi os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Todas as turmas do 1º ao 9º ano do Fundamental foram envolvidas na temática e nos projetos. Cada professor escolheu um dos objetivos e os trabalhou em sala de aula com os estudantes. 

Toda a comunidade escolar se envolveu no projeto. “O resultado foi muito satisfatório. De fato, toda a escola, em conjunto, foi contemplada, comenta o supervisor Carlos Evandro Schneider. Ele ainda destaca a ODS de biodiversidade, que proporcionou momentos de coleta seletiva de lixo dentro do ambiente estudantil.

A diretora Karina Scholz ressalta o conhecimento agregado pelos estudantes no processo de desenvolvimento dos trabalhos. “Muito além de um ginásio bonito, cheio de trabalhos significativos, tinha muita aprendizagem. E essas marcas ficam na escola”, diz.

Os professores também destacam a apresentação dos projetos. Com os objetos de aprendizagem expostos e apenas o nome da ODS escolhida como título, os estudantes tiveram que estudar e entender o projeto para explicar e apresentar, além de estimular a curiosidade do público.

O aluno Gustavo Silva Souza, do terceiro ano, colaborou com um projeto de reciclagem. Nomeado “Reciclar é respeitar”, os alunos trabalharam a importância de destinar o lixo corretamente e não poluir. “O nosso projeto é para impedir o desperdício, para melhorar o mundo, melhorar o jeito das pessoas”, conta.

Futuro

Para o fim do ano, a direção e o grupo de professores focam nos estudos e aprendizagem. Também há viagens de estudo nos próximos meses.

Os dois grandes projetos do educandário em 2024 foram o estudo das ODS e o projeto de leitura. A diretora Karina almeja dar continuidade à leitura com força total ao fim do ano.

Ainda nesse projeto, houve o piquenique literário, no qual os alunos da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental tiveram contato com jornais e materiais literários diversos.

- publicidade -