Univates tem aprovadas 192 bolsas para o Pibid

Estudantes de licenciatura da Instituição receberão bolsas de iniciação à docência a partir de novembro de 2024, por 24 meses

528
Crédito: Divulgação

No Mês do Professor, celebrado em outubro, a Universidade do Vale do Taquari – Univates compartilha uma notícia importante: a Instituição teve aprovado integralmente seu projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) submetido ao Edital nº 10/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Com isso, 192 estudantes de licenciatura da Instituição receberão bolsas de iniciação à docência a partir de novembro de 2024, por 24 meses. O valor total destinado pela Capes ao Pibid/ Univates, incluindo todas as modalidades de bolsa, será de R$ 4,2 milhões, que serão repassados diretamente aos bolsistas do Programa por meio de crédito bancário.

O Pibid é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa incentivar e valorizar o magistério, além de aprimorar a formação de docentes para a Educação Básica. Os estudantes contemplados terão a oportunidade de vivenciar a prática docente em escolas da rede pública. Durante esse tempo, cada bolsista de iniciação à docência deverá dedicar pelo menos 10 horas semanais às atividades do programa, recebendo uma bolsa mensal de R$ 700.

Além dos estudantes, o programa também envolve professores das escolas de educação básica, que atuam como supervisores, acompanhando e orientando os licenciandos em suas atividades, e professores da universidade, que são os coordenadores de área dos subprojetos, além da coordenação institucional da Instituição.

No edital foram disponibilizadas 80.040 bolsas de iniciação à docência, porém a procura das universidades chegou a aproximadamente 118 mil, o que impactou em cortes significativos em alguns projetos de determinadas regiões. A aprovação de 100% das bolsas solicitadas representa uma grande conquista para a Instituição. “Este é um passo fundamental para a formação dos futuros professores. Eles terão a oportunidade de se inserir no cotidiano escolar, participar de experiências práticas e metodológicas inovadoras e contribuir para a superação dos desafios do ensino-aprendizagem”, destaca a coordenadora institucional do Pibid, professora Cristiane Antonia Hauschild Johann. 

O Pibid/Univates está estruturado em cinco subprojetos – Alfabetização, Interdisciplinar Letras – Português e Inglês, Pedagogia, Interdisciplinar Letras, Ciências Biológicas, História e Ciências Humanas e Interdisciplinar Educação Física, Pedagogia e Ciências Exatas -, totalizando oito núcleos de iniciação à docência (NID). Cada NID é composto por um coordenador de área, três professores supervisores e 24 bolsistas de iniciação à docência.

Os principais objetivos do Pibid:

– Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;

– Contribuir para a valorização do magistério;

– Elevar a qualidade da formação inicial dos professores;

– Promover a integração entre a educação superior e a educação básica;

– Estabelecer parcerias com as escolas públicas, mobilizando professores como coformadores dos futuros docentes.

Para mais informações sobre o Programa, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5608.

- publicidade -