Finalização da Transcitrus e geração de empregos no radar dos recém-eleitos em Brochier

O prefeito e o vice eleitos de Brochier, José Henrique Dapper “Pigue” e Sérgio Roberto Sacksen “Beto” foram eleitos com 56,58% dos votos válidos. Em uma disputa com outros dois concorrentes, destacaram que a vitória foi gratificante, justamente por não esperarem votação tão expressiva. “Resultado do nosso trabalho na Administração Pública e também como vereadores. Vivíamos a cidade, estávamos em cada canto entendendo o que era preciso”, afirmam.

Passou o pleito, começa uma nova etapa, cita Pigue. A dupla entrou com o processo de transição nesta semana, após conversa com o atual prefeito na sexta-feira (19/10). “Nos damos muito bem, acreditamos que será tranquilo, e ele também colocou a equipe à disposição”, citam. Eles querem uma transição pacífica para iniciar a gestão “com o pé direito”.

Ainda não prometeram secretarias – as conversas recém-iniciaram. Até dezembro, a equipe deverá estar definida. Os nomes precisam ter entendimento na área.

Esta é a quinta vez que o MDB assume o governo de Brochier e os eleitos, ambos do MDB, alegam que o motivo é a boa gestão realizada pelos antecessores. Junto deles ainda há os partidos Republicanos, PT e PDT, a partir dos quais conseguiram maioria na Câmara. Prefeito e vice querem manter diálogo com os vereadores.

Recentemente, o Legislativo aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) para uso do Executivo, que para 2025 será de R$ 45 milhões.

Projetos

Pigue e Beto destacaram a intenção de manter as cinco secretarias existentes na atualidade, mas não descartam a criação de outras, tendo em vista que há pastas com vários setores envolvidos, como a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. “Vimos que a Indústria e o Comércio não fecharam com as demais”, cita Beto. Enquanto isso, continuarão com o sistema atual, para que, de início, “a coisa funcione”.

Um dos primeiros passos da dupla será buscar os recursos para finalizar a Rodovia Transcitrus, nas duas subidas do Morro Paris em direção a Poço das Antas. Brochier possui o maior trecho por asfaltar – são 3,7 quilômetros. Também visam à recuperação da ERS-411, em direção a Montenegro. “Com essa rodovia concluída, nosso município dará um salto”, enfatiza Pigue.

A geração de novas oportunidades de trabalho também está no radar de ambos, com a atração de empresas e a disponibilização de espaços para a instalação destes novos negócios, como barracões industriais.

Outro pedido feito pela comunidade durante a campanha foi quanto à Agricultura, que corresponde por 65% da economia do município. Eles pretendem trabalhar fortemente o setor.

“A esperança depositada em nós é grande, e vontade de trabalhar nós temos. Faremos de tudo para dar certo”, finalizam.

Confira a entrevista

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Câmara de Estrela aprova extinção de secretaria e consolida Habitação como órgão permanente

Os vereadores de Estrela aprovaram por unanimidade três projetos de lei encaminhados pelo Executivo. As matérias tratam do fortalecimento da administração tributária municipal, investimentos...

“Nunca deveria ter saído do PDT”, diz Enio Bacci

Nascido em Lajeado em 1958, Enio Egon Bergmann Bacci atua de forma efetiva na política desde 1989, quando ingressou no Legislativo pela primeira vez....

Executivo teutoniense propõe campanha para premiar consumidores e aquecer economia local

A Prefeitura de Teutônia enviou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 59, que institui a campanha municipal “A...

Sicredi Ouro Branco debate diversificação de culturas, sucessão familiar, clima e profissionalização do setor rural

A Sicredi Ouro Branco RS/MG realizou a primeira edição do Expo Fórum Agro no sábado (13/6). O evento integra a programação dos 45 anos...