A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão vinculado à secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, emitiu na quarta-feira (6/11), a Licença Única que autoriza a construção de uma ponte sobre o Rio Forqueta, na divisa entre os munícipios de Marques de Souza e Travesseiro. O documento foi divulgado ao empreendedor Associação Amigos de Marques de Souza e Travesseiro.
Em caráter urgente e excepcional, a licença foi analisada e emitida em 20 dias. A cidade de Travesseiro se encontra ilhada desde a enchente de maio deste ano, quando a força das águas derrubou a ponte original. Na ocasião, uma ponte de madeira foi instalada pelos moradores, que possibilita apenas a passagem de veículos de pequeno porte.
“Esse licenciamento faz parte da reestruturação do Estado, prevista nas ações do Plano Rio Grande. A Fepam sempre fará o possível para responder à sociedade com agilidade, principalmente nas demandas que surgirem nesse contexto de urgência, em razão das perdas causadas pela enchente,” afirma o presidente da Fepam, Renato Chagas.
O empreendimento consiste em obras de infraestrutura viária com atividade de implantação de ponte, que terá uma estrutura de concreto armado com 120 metros de comprimento, largura total de 4,5 metros, pista única sobre pilares e estruturas pré-moldadas.