Sicredi Ouro Branco funda nove cooperativas escolares em 2024

54
Intercoopes reuniu crianças e profissionais da educação para encerramento das atividades do ano / Crédito: Sicredi - Divulgação

Em 2024, a Sicredi Ouro Branco RS/MG fundou nove cooperativas escolares na região. As fundações ocorreram entre outubro e novembro nos municípios de Estrela, Teutônia, Imigrante e Capela de Santana. Com essas novas unidades, o programa atinge 41 cooperativas em sete municípios gaúchos, envolvendo 9.093 estudantes de 6 a 18 anos de idade.

O programa beneficia 81 mil pessoas direta e indiretamente. A iniciativa busca promover a educação cooperativa e formar cidadãos conscientes e participativos. Por meio do programa, a instituição fomenta o empreendedorismo, a cooperação e a responsabilidade social, envolvendo estudantes e profissionais da educação em atividades práticas e teóricas.

As associações de estudantes têm objetivos educativos, mas também podem realizar atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos alunos. O programa busca preparar os jovens para se tornarem líderes, gestores e empreendedores, inserindo-os em um modelo de gestão cooperativa e sustentável.

Intercoopes

Em novembro, mais de 350 representantes das cooperativas escolares se reuniram durante o Intercoopes, na Associação da Água, em Teutônia. O evento marcou o encerramento das atividades do ano. O foco foi dado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), metas orientativas para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento até 2030.

Durante o encontro, os participantes foram desafiados a pensar em iniciativas inovadoras, coletivas e de impacto local alinhadas aos ODS. As atividades incluíram dinâmicas de grupo e consolidaram conhecimentos teóricos aprendidos, fortalecendo o crescimento de futuros líderes e os laços comunitários.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui