A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) realizaram, no dia 16 de janeiro, a cerimônia de formatura da turma do curso “Operador de Sistemas de Computador”, do programa Jovem Aprendiz. O evento ocorreu no Centro Empresarial ACI-E, reunindo formandos, familiares e representantes de empresas parceiras.
O Jovem Aprendiz é um programa padrão. Ele é oferecido pela ACI-E como um serviço aos associados, por meio de uma parceria entre a Associação e a Univates.
A atividade é voltada para jovens de 14 a 24 anos, matriculados no Ensino Fundamental ou Médio de escolas regulares e selecionados por empresas parceiras. Nesta turma, participaram as empresas Aerz Química Industrial Ltda., Ciamed, Divine, CAPP, Lorenzon Plásticos, Sicredi e Óleos do Vale.
O curso “Operador de Sistemas de Computador” iniciou em 23 de janeiro de 2023, realizado de forma híbrida, com aulas presenciais no laboratório de informática da ACI-E. Ao longo de dois anos, os alunos participaram de cinco módulos, que abordaram temas como Informática Básica, Programação Básica, Programação Desktop, Programação Web e Programação Móvel, com foco no desenvolvimento de software e aplicações no mercado de trabalho.
A cerimônia de formatura dos sete jovens contou com a presença de representantes da ACI-E, como a presidente Raquel Cadore e o vice-presidente Diogo Spessatto, além do vice-diretor do Centro de Educação Profissional da Univates, Jeandres Rosa.
“Com muita alegria, chegamos a esse momento tão significativo na vida dos nossos jovens, das famílias e das empresas. Celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o início de novas possibilidades para cada um desses jovens que, ao longo desses dois anos, se dedicaram a aprender, crescer e construir suas trajetórias no programa Jovem Aprendiz. É um compromisso da ACI-E continuar investindo em programas como esse, que não só transformam vidas, mas também constroem futuros”, disse Raquel.
Já Jeandres Rosa destacou que o programa proporcionou aos jovens a oportunidade de vivenciar o ambiente corporativo das empresas parceiras, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. A iniciativa teve como propósito auxiliar empresas de Encantado e região na capacitação de adolescentes e jovens aprendizes, atendendo às demandas específicas das organizações, com foco principal na área de Tecnologia da Informação (TI).
O professor Mateus Roveda, responsável pela turma, explicou sobre os módulos desenvolvidos no curso, o ambiente e a importância da tecnologia no espaço profissional. “Com a realização deste curso, estamos dando uma oportunidade para esses jovens experimentarem um pouco dessa área da tecnologia. O curso os leva para uma área bem aquecida, que é a de desenvolvimento de software, mas também coloca esses jovens no mercado com um conhecimento e um entendimento do que é a área de TI e o que é possível fazer. As empresas da região são beneficiadas com isso, para desenvolverem os seus produtos. Hoje, a gente não consegue olhar mais para um ramo de negócio sem a tecnologia”, diz.
A importância do curso
Durante o evento, os alunos também apresentaram para os participantes uma parte dos projetos desenvolvidos e destacaram a importância do Jovem Aprendiz para as suas vidas.
“Eu e os colegas evoluímos muito no curso. Cheguei sem saber nada, nem computador tinha em casa, e saio com ouro daqui. Acabei até construindo o primeiro site com a ajuda do professor. Estou muito feliz com o resultado e com a participação nesse curso”, afirmou o jovem Guilherme Rosa Bagatini.
“Eu já tinha um pouco de noção de programação quando comecei. Desde pequeno, tinha contato com computador e celular, só não sabia como colocar em prática. Usei o conhecimento adquirido no curso no trabalho e o curso também me ajudou a me soltar um pouco, porque eu era um pouco tímido”, falou o participante Henrique Luiz Eckhardt.